
Um estudante de mestrado da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ficou ferido na cabeça após parte de uma parede desabar no prédio do Instituto de Matemática (IM), no Campus A.C. Simões, em Maceió, nesta sexta-feira (19).
O aluno passava pelo local quando foi atingido por um pedaço de concreto que se desprendeu da parte superior da estrutura.
O g1 procurou a Reitoria da Ufal para saber sobre a manutenção do espaço, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
Segundo a vice-diretora do instituto, Juliana Theodoro de Lima, o desabamento ocorreu entre 12h e 13h. O estudante seguia para uma aula acompanhado de um colega, que não se feriu.
Estrutura 'precarizada'
De acordo com a gestora, o desprendimento do reboco de concreto da parede foi agravado pelas fortes chuvas registradas nos últimos dias em Maceió.
"A estrutura predial de toda a Ufal está bem precarizada e precisando de reparos. As fortes chuvas vão agravando a situação e foi quando o reboco cedeu e caiu na cabeça do nosso aluno", afirmou Juliana.
Uma professora que estava no local prestou os primeiros socorros e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Como não havia previsão para a chegada de uma ambulância, servidores da própria universidade levaram o estudante para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins.
O aluno passou por sutura na cabeça (levou um ponto) e permaneceu em observação. À noite, ele foi encaminhado ao Hospital do Coração para realizar uma tomografia de crânio. Os exames não identificaram qualquer traumatismo craniano. O estudante recebeu medicação para dor e foi liberado em seguida.
O que diz a direção
Em nota divulgada na noite de sexta-feira, a direção do Instituto de Matemática comemorou a alta hospitalar do estudante e informou que ele foi acompanhado por professores e familiares durante todo o atendimento médico.
A direção também explicou que acionou imediatamente a Reitoria e a Pró-Reitoria de Infraestrutura da Ufal após o desabamento. Equipes da universidade isolaram a área e iniciaram a avaliação das condições do prédio.
Uma reunião emergencial com a Reitoria foi marcada para a próxima segunda-feira (22), quando serão discutidas medidas estruturais e as intervenções necessárias no local.
Parte de parede desaba em prédio da Ufal e atinge cabeça de estudante
Reprodução/Vídeo