Saiba quais os cuidados para evitar choques elétricos dentro de casa

Postado em 28 de Março de 2024 ás 16:51

Bombeiros orientam não ligar na tomada eletrônicos descartados de forma irregular na natureza. Menino de 12 anos morreu após usar secador de cabelo que achou no lixo em Maceió Braim Paulo Soares, de 12 anos, morreu por choque elétrico em secador achado no lixo em Maceió
Reprodução/TV Gazeta
Um menino de 12 anos morreu eletrocutado ao usar um secador de cabelo que tinha encontrado no lixo em Maceió. Ao g1, o Corpo de Bombeiros explica que esse tipo de acidente pode acontecer quando se tenta recuperar eletrodomésticos descartados de forma irregular na natureza.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
"O ponto mais importante é que as pessoas tenham a consciência e não descartem esse tipo de equipamento na natureza. Porque levou sol, chuva. Não sabemos as condições que ele ficou no ambiente, provavelmente o secador estava danificado, com algum problema e, ao ser ligado na tomada, provocou o choque", disse a sargento Ana Patrícia do Corpo de Bombeiros.
Os parentes de Briam achavam que ele ia usar o secador como brinquedo e não que ia tentar consertar o objeto. Ainda segundo a sargento, outro agravante para o caso é que choveu poucos antes do menino colocar o secador na tomada e o piso estava molhado.
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp
"A água é um condutor, foi algo a mais. Provavelmente ele foi descartado por apresentar problema, ai juntou com a forma inadequada de descarte, aí foi algo ainda maior. Eu sempre digo que água e energia é igual ao sol e a lua, são incompatíveis. Hoje nós temos tomadas mais modernas, que evitam o contato. Mas sabemos que na periferia ainda há muitas gambiarras", afirma.
Gambiarras e fios desencapados podem provocar choques elétricos.
Divulgação/Ministério do Trabalho
Como se proteger?
Para se proteger dentro de casa, a dica principal é fazer a manutenção da rede elétrica a cada 10 anos, no máximo. Sempre estar calçado quando for colocar uma tomada na energia e observar se não há fio desencapado ou água no chão.
"O planejamento elétrico da casa deve estar devidamente dimensionado, com isso se tem uma distribuição de carga elétrica igualitária em todos os cômodos, em todos os pontos de energia. Não há sobrecarga. Há ainda dispositivos que podem auxiliar não ter mais situação do choque dentro de casa, que é o dispositivo de prevenção de surto (DPS), que é quando falta energia e vem aquela pancada de energia de uma vez só, e tem o DR, que é o dispositivo residual, que é instalado dentro do quadro elétrico, quando há o contato com a rede ele automaticamente desliga o disjuntor e não há o choque", disse o 2º sargento Rodolfo Marcelo.
Sofreu um choque? Saiba o que fazer
A principal medida a ser tomada após um choque elétrico é procurar orientação médica. Só assim você vai entender a gravidade da descarga e o que ela pode ter provocado no seu corpo.
"Tem muita gente que sofre um choque e as pessoas vão dar água. Assim como não se deve colocar objetos na tomada descalços e pisando em água, não se deve dar água a pessoa que sofreu a descarga, porque o corpo dela ainda está energizado. O principal é procurar ajuda médica ou ligar para 192 ou 193", disse a sargento Ana Patrícia.
nunca oferecer água a pessoas que sofreram descargas
procurar atendimento médico que vai avaliar as lesões como queimaduras
desligar o disjuntor imediatamente para cortar qualquer tipo de energia no local
"Se você vir que uma pessoa sofreu ou está sofrendo uma descarga, não tente tocar porque você vai acabar recebendo a descarga. Como foi o caso do primo de Briam, que tentou ajudá-lo. Não aconselhamos usar outro tipo de objeto para tentar tirar a pessoa da corrente elétrica. O corretor é desligar os disjuntor para cessar a energia", disse.
Consequências do choque elétrico
Arte/TV Globo
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
OUÇA AO VIVO
-