Médico é indiciado por morte de paciente que sofreu queimaduras em cirurgia no HGE, em Maceió

Postado em 23 de Abril de 2024 ás 13:09

Paciente oncológico chegou a ficar internado na ala de queimados, mas não resistiu. Polícia Civil vai interrogar três integrantes da equipe médica que participaram da cirurgia. Médico responsável por cirurgia em idoso que faleceu no HGE é indiciado
A Polícia Civil indiciou um médico do Hospital Geral do Estado (HGE) pela morte do idoso que sofreu queimaduras durante uma cirurgia no olho em Maceió. Em entrevista ao vivo no AL1 desta terça-feira (23), o delegado Waldor Coimbra Lou informou que o cirurgião vai responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
"Ele estava inserido no crime de imperícia médica por lesão corporal grave, mas devido ao falecimento do senhor Cícero, o quadro mudou. Vamos ouvir mais três integrantes da equipe, duas estudantes de medicina que fazem residência no HGE e a anestesista", disse o delegado que investiga o caso.
Embora esteja confirmado o indiciamento do médico, o inquérito deve ser concluído e remetido à Justiça até o dia 2 de maio.
O interrogatório do médico durou uma hora e meia. Segundo o delegado, o médico não assumiu que houve imperícia e afirmou que o uso de éter, apontado como causador das queimaduras, era um procedimento padrão nas cirurgias.
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp 📲
"Ele não confessou imperícia nem imprudência. Ele disse que usou o éter, álcool e um outro componente químico para fazer a assepsia. Ele falou que na medicina se usa isso, mas ele não sabia se o paciente já tinha colocado o éter quando deu entrada na recepção", explicou.
O paciente, de 71 anos, deu entrada no HGE no dia 26 de março com um problema no olho decorrente de um câncer na cabeça. Por indicação médica, o idoso foi encaminhado para uma cirurgia. A vítima sofreu queimaduras durante o procedimento feito com bisturi elétrico.
Bisturi elétrico utilizado em cirurgia que provocou queimaduras graves em idoso em Maceió
Igor Albuquerque/TV Gazeta
O HGE informou que a queimadura foi provocada pelo uso de éter. Diretor do hospital, Fernando Melro explicou que o uso do elemento químico foi necessário para matar larvas, conhecidas como tapurus, que foram encontradas no olho do paciente.
O idoso chegou a ser encaminhado ao Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE, onde permaneceu internado por vários dias e faleceu no dia 10 de abril.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que afastou toda a equipe médica.
Idoso sofre queimaduras após uso de bisturi elétrico durante cirurgia no HGE
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Confira mais notícias da região no g1 AL
OUÇA AO VIVO
-