Postado em 24 de Dezembro de 2025 ás 15:52

Desfile natalino em Jaraguá, Maceió.
Itawi Albuquerque
Maceió entrou oficialmente no clima natalino com uma programação que reúne celebrações religiosas, desfiles, decoração temática e espaços de convivência em diferentes pontos da cidade.
O g1 traz um roteiro que segue até o início de janeiro com programações gratuitas e abertas ao público em toda cidade.
Missas de Natal e fim de ano
Catedral de Maceió divulga programação especial das missas de Natal e Ano Novo
A Arquidiocese de Maceió divulgou o calendário das celebrações entre os dias 24 de dezembro e 1º de janeiro, na Catedral Metropolitana, Igreja São Gonçalo e paróquias vinculadas.
Na véspera de Natal (24), o arcebispo metropolitano Dom Beto Breis preside a missa da Noite de Natal às 19h30, em frente à antiga matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, na Praça Lucena Maranhão, no bairro Bebedouro.
LEIA TAMBÉM:
Arquidiocese de Maceió divulga programação das missas de Natal e Ano Novo
No dia 25, a celebração acontece às 19h, na atual matriz da paróquia, no bairro Santa Amélia.
Na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, que inclui a Catedral Metropolitana e a Igreja São Gonçalo, a programação é a seguinte:
24/12: missa às 18h, na Igreja São Gonçalo, e às 20h, na Catedral;
25/12: missas às 9h e 18h, na Catedral, e às 16h, na Igreja São Gonçalo.
As comemorações continuam com a Festa da Sagrada Família:
27/12: 16h na Igreja São Gonçalo e 18h na Catedral;
28/12: 9h na Catedral e 11h na Igreja São Gonçalo.
Ainda no dia 28, a partir das 16h, a Catedral Metropolitana recebe o encerramento do Jubileu da Esperança, com missa às 17h.
No dia 31 de dezembro, dedicado a Santa Maria, Mãe de Deus, haverá missa às 18h na Igreja São Gonçalo e às 20h na Catedral. No dia 1º de janeiro, as celebrações ocorrem às 16h na Igreja São Gonçalo e às 18h na Catedral.
Desfiles do Natal de Todos Nós
O Natal de Todos Nós leva música, cores e personagens natalinos à orla da capital. As próximas apresentações do desfile acontecem nos dias 24 e 28 de dezembro, na Rua Aberta.
Inspirado no conceito de Natal Tropical, o espetáculo mistura tradição cristã e identidade local para narrar o nascimento de Jesus Cristo, com referências ao mar e à cultura maceioense. A programação é gratuita e aberta ao público.
Árvore gigante e decoração tropical
Um dos destaques é a árvore de Natal instalada no Marco dos Corais, com 34 metros de altura e iluminação sincronizada com músicas natalinas. O público pode acessar a parte interna da estrutura de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 18h30 às 23h.
População pode acessar parte interna da árvore gigante, mas deve ficar atenta aos horários.
Neto Melo/Ascom Ilumina
O espaço também recebeu decoração inspirada no Natal Tropical, com Papai Noel de três metros de altura, confeccionado em fibra e com textura de areia, além de bonecos de neve, guardas natalinos e elementos marinhos como corais iluminados, peixes translúcidos, polvos, conchas, algas e estrelas-do-mar. Um cavalo-marinho de oito metros, iluminado com LED, também compõe o cenário.
Vilas de Natal e outros pontos iluminados
Nesta edição, a cidade conta com duas Vilas de Natal. A primeira fica na orla da Pajuçara, ao lado da Roda Gigante, funcionando diariamente até janeiro de 2026. O espaço reúne iluminação cênica, decoração temática e 19 quiosques, sendo 13 de artesanato e seis de gastronomia.
Elementos natalinos encantam maceioenses e turistas de todas as idades.
Neto Melo/Ascom Ilumina
A segunda Vila de Natal está localizada no Parque do Centenário, no bairro do Farol, com ornamentação completa e oito quiosques, ampliando as opções de lazer em diferentes regiões da cidade.
Além disso, presépios iluminados estão espalhados pela orla, e arcos de luz cruzam a Avenida Silvio Vianna, na Ponta Verde. O Parque Massay-ó-k, antiga Praça Multieventos, recebeu uma árvore de Natal de 10 metros de altura, enquanto um túnel luminoso de 10 metros está sendo instalado na Praça Gogó da Ema.