Governo federal confirma situação de emergência por seca em mais dois municípios de Alagoas
Postado em 12 de Dezembro de 2025 ás 16:53
Coité do Nóia e Minador do Negrão têm situação de emergência reconhecida
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional declarou situação de emergência em Coité do Nóia e Minador do Negrão, na quinta-feira (11), elevando para 31 o número de municípios de Alagoas com decretos homologados devido à estiagem. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União.
Em Alagoas, o reconhecimento está relacionado aos impactos da seca, que afetam diversas regiões do estado.
Com o reconhecimento federal, os municípios podem solicitar acesso a recursos para ações de enfrentamento à seca, como abastecimento de carros-pipa, distribuição de água mineral, entrega de kits de higiene e limpeza e oferta de refeições.
Para isso, segundo a portaria, os gestores devem registrar a solicitação do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, disponível no site do Ministério.
Após o envio da documentação, as equipes técnicas analisam os pedidos e definem os valores a serem liberados.
No total, 27 municípios de diferentes estados emitiram decretos de emergência reconhecidos na mesma portaria. Além de Alagoas, foram incluídas cidades da Bahia, Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. As ocorrências registradas envolvem estiagem, chuvas intensas, granizo, tempestades e tornados.