Educação, Segurança, Assistência Social... Paulo Dantas fala das prioridades do novo governo

Postado em 16 de Maio de 2022 ás 09:37

Governador eleito por deputados estaduais diz como pretende comandar Alagoas nestes poucos meses de mandato-tampão. Novo governador de Alagoas explica qual seu plano de governo ao Bom Dia Alagoas
Nesta segunda-feira (16), o novo governador, Paulo Dantas (MDB), falou ao Bom Dia Alagoas sobre as prioridades para o seu mandato-tampão, válido até o final de dezembro deste ano, seus objetivos como comandante do Executivo, a relação entre os Poderes e as eleições gerais de outubro (assista no vídeo acima).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
“Passamos pela pandemia, temos uma dívida social histórica, e a pandemia agravou ainda mais esse cenário, então vamos dar prioridade ao desenvolvimento humano, as pessoas, a nossa gente. Fortalecendo a agricultura familiar, o turismo, o setor de serviços, as indústrias”, afirmou.
Paulo Dantas explica o seu plano de governo
Reprodução/TV Gazeta
O novo governador assumiu o comando do Poder Executivo estadual às vésperas da realização de outra eleição, que ocorrerá no mês de outubro, ainda assim, Dantas foi cauteloso a tratar sobre o tema e antecipou que só vai tratar do assunto mais adiante.
“Assumo o governo com o compromisso de trabalhar. A eleição, quem quer participar tem que se submeter às convenções, vamos tratar disso mais adiante”, ponderou.
Confira os temas abordados na entrevista:
Assistência Social
“Conseguimos nos últimos anos criar programas importantes, como o Cria, que é Criança Alagoana que distribui valores para 130 mil mães de família, no valor de R$ 150 por mês. Temos o cartão Escola 10, que dá protagonismos aos estudantes. Muita gente não sabe, mas o aluno, muitas vezes, não tem dinheiro para compara um sapato, um tênis, uma calça. E através dele conseguimos aumentou em 30% o número de matrículas. Um programa inovador e moderno, considerado o melhor do Brasil, porque nos demais Estados tivemos uma redução e aqui, em Alagoas, tivemos uma acréscimo de 30% no número de matrículas”, disse o novo governador.
Canal do Sertão
“Temos muitas famílias que vivem na região do sertão. Essa obra já atende muitos município, já temos 100 km de canal, mas a obra está parada porque o Governo Federal não aportou mais recursos para ela. Obra chegou a São José da Tapera e deve chegar a Arapiraca. Nós temos um projeto para essa área, o Projeto Gavião, onde o estado comprou uma a área em São José da Tapera, divide a área e distribui para quem quer produzir nesse local através de um edital. Temos certeza que através desse projeto teremos um pólo de desenvolvimento do Canal do Sertão”, antecipou Dantas.
Marca na gestão
“Governo anterior que esteve a frente nos últimos 7 anos e 3 meses, o governador Renan Filho fez um excelente papel, mas eu tenho as minhas próprias convicções, minha forma de administrar. Fui prefeito por duas vezes em Batalha, e tivemos a condição de elevar a qualidade da gestão e hoje Batalha tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de Alagoas. Meu jeito de administrar, é administrar com muita humildade, é acordar cedo, é ser estratégico e objetivo e que tenha com prioridade equilíbrio das contas públicas e promover o desenvolvimento cuidando das das pessoas”.
Protagonismo das mulheres
"A partir de hoje já teremos uma reunião de secretariado, composto por 12 mulheres e 11 homens, dando prioridade as mulheres, coisa jamais vista anteriormente, em Alagoas e também no Brasil”, destaca.
George Santoro
“Estou trazendo de volta o Santoro, para Fazenda. Na secretaria de Planejamento fica a Renata Santos, são dois técnicos reconhecidos e qualificados. Que ajudaram Alagoas a ser reconhecido e chegar onde chegou. Alagoas hoje é o Estado que mais investe recursos do seu próprio orçamento, diferente da maioria dos estados do Brasil”.
Relacionamento com os demais Poderes
"O meu relacionamento com a Assembleia Legislativa, com a Associação dos Municípios, com o Ministério Público e com o Poder Judiciário será de muita responsabilidade, equilíbrio e moderação, buscando sempre o melhor caminho para atender a sociedade. Eu sou municipalista, entendo que as coisas acontecem nos municípios, e ninguém consegue fazer as coisas sozinho”, disse.
Segurança
“Segurança é uma prioridade no nosso Governo. Vamos continuar investindo forte em segurança para que tenhamos uma sociedade cada vez mais tranquila e promovendo paz em união entre as famílias de Alagoas. Vamos investir em concurso público, em ciência e tecnologia, em modernização da máquina, em ampliação dos Centros Integrados de Segurança Pública, que foram programas como esse que certamente, trouxeram Alagoas para ser um dos Estados que mais reduziu violência na última década”, disse.
Educação
“Educação é o grande pilar da sociedade. Só teremos uma sociedade próspera, que definitivamente gere oportunidade, se promovermos uma educação de qualidade. Tanto através de ensino médio, mas ajudando os municípios no ensino infantil e fundamental 1 e 2. Então nosso objetivo é coordenarmos, promovendo uma educação de qualidade inclusive com as nossas universidades, investindo todos os nossos esforços e recursos para garantir as melhorias na educação”.
Funcionalismo público e pagamento
“O pagamento em dia é minha prioridade. O servidor público pode ficar tranquilo, nós vamos pagar em dia e garantindo todos os direitos. Tive, como deputado estadual, a alegria de ser o relator de toda a reestruturação dos planos de cargos e salários de Alagoas. Como governador vou estar sempre aberto para manter o diálogo com o servidor”.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região do g1 AL
OUÇA AO VIVO
-