Nível do Rio Mundaú sobe e deixa União dos Palmares, AL, em alerta

Postado em 15 de Abril de 2021 ás 13:11

Sistema de Alerta Hidrológico apontou que rio subiu mais de 1,80m nas últimas 12h. Outras cidades cobertas pela bacia do rio, como Murici e Santana do Mundaú, também estão sendo monitoradas. Após forte chuva, Rio Mundaú sobe 1,80 metros nas últimas 12 horas
O nível do Rio Mundaú subiu mais de 1,80 metro nas últimas 12 horas, após as fortes chuvas que atingiram a capital e o interior de Alagoas. A principal preocupação é com o município de União dos Palmares, uma das cidades onde o nível do rio tem elevação mais rápida, e onde o volume de chuva chegou a 41,1 milímetros nessa quinta-feira (15).
VÍDEOS: ruas e avenidas ficam intransitáveis
FOTOS: alagamentos em dia de chuva forte
Os dados do monitoramento do Sistema de Alerta Hidrológico (SAH) apontam que União pode atingir a cota de alerta, ou seja, com grande risco de enchentes. Até as 9h dessa quinta, a cota atingiu os 3,26 metros - a cota de alerta é de 3,50 metros.
“Em União dos Palmares, na quarta à noite, a cota do rio estava em aproximadamente 1,40m. Já na manhã de hoje, registramos uma cota de 3,26m. Ou seja, subiu mais de 1,80m nas últimas 12h. Esse volume é próximo à cota de alerta, portanto, as autoridades locais foram alertadas sobre a situação da Bacia”, disse a pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil, Keyla Almeida dos Santos.
Além de União dos Palmares, outras cidades cobertas pela Bacia, como Murici e Santana do Mundaú, também estão sendo monitoradas.
Nível do Rio Mundaú subiu muito nas últimas 12h
Defesa Civil de União dos Palmares
Chuvas causam estragos em Alagoas
Veja mais notícias da região no G1 AL
OUÇA AO VIVO
-