Postado em 09 de Fevereiro de 2026 ás 11:34

Furto e vandalismo em sistema de abastecimento em Maceió
Ascom Casal/AL
Cerca de 10 mil moradores dos bairros Riacho Doce, Garça Torta e Guaxuma, no Litoral Norte de Maceió, estão sem água já há quatro dias. O sistema que abastece a localidade foi vandalizado e teve os cabos elétricos furtados no sábado (7).
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) trabalha para que o sistema que abastece a região seja normalizado ainda nesta terça-feira (10). Além da Casal, duas equipes da Equatorial também estão no local para resolver os danos causados na eletricidade do equipamento.
A previsão inicial era de que o trabalho fosse finalizado na segunda-feira (9), mas a complexidade do caso fez a suspensão de água nas torneiras da população chegar a 92h.
Os prejuízos financeiros com o vandalismo e furto ainda não foram contabilizados pela estatal.
De acordo com a Casal, a ação criminosa atingiu a estação elevatória e a área dos poços responsáveis pelo fornecimento à região, o que afetou o funcionamento do sistema.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
“O problema foi identificado na manhã do sábado (7) durante uma vistoria realizada por equipes da Casal. Na inspeção, além do furto, foram constatados depredação de estruturas essenciais, como conjuntos de tubulações dos poços e quadros de comando, inviabilizando a operação da unidade produtora”, diz a Casal.
Já a Equatorial Alagoas informou que como os equipamentos não pertencem à Distribuidora, a empresa precisou aguardar a conclusão dos reparos internos por parte da Casal, para então realizar as intervenções de responsabilidade da Equatorial e recompor o fornecimento de energia.
A Distribuidora ressalta que, além do furto, a área também foi impactada pelas fortes chuvas que atingiram o estado no último fim de semana, provocando instabilidade do solo e a queda de árvores sobre estruturas da rede elétrica, o que comprometeu a segurança das instalações e do fornecimento de energia.