Eleições 2024: quem são os pré-candidatos a prefeito de Maceió

Postado em 18 de Abril de 2024 ás 16:45

Pelo menos três pré-candidaturas já anunciadas oficialmente. Partidos e coligações têm até 5 de agosto para formalizar os candidatos. Primeiro turno das Eleições 2024 está marcado para o dia 6 de outubro
Elza Fiuza/Agência Brasil
Os brasileiros irão às urnas no próximo mês de outubro para escolher prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Na corrida para as Eleições 2024, ao menos três pré-candidaturas à prefeitura de Maceió já foram anunciadas oficialmente.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo o calendário eleitoral, os partidos e federações vão realizar convenções partidárias entre 20 de julho e 5 de agosto. É nesse período que as legendas vão formalizar os candidatos que vão concorrer às eleições deste ano.
A partir daí, o prazo para registrar na Justiça Eleitoral os nomes dos candidatos vai até o dia 15 de agosto.
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp 📲
O primeiro turno vai acontecer no dia 6 de outubro. Um eventual segundo turno deve ocorrer no dia 27 de outubro, caso nenhum candidato à prefeitura tenha atingido a maioria absoluta, ou seja, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).
Veja quem confirmou, até o momento, que é pré-candidato a prefeito de Maceió (em ordem alfabética):
Lobão (Solidariedade)
Lobão, pré-candidato à prefeitura de Maceió pelo Solidariedade
Divulgação
O Solidariedade definiu Lobão como pré-candidato em 5 de março. O músico eleito vereador por Maceió em 2016. Em 2018, foi eleito suplente de deputado estadual, tendo assumido por seis meses o cargo quando o então deputado Paulo Dantas (MDB) foi eleito governador-tampão em 2022. No mesmo ano, Lobão foi novamente eleito suplente de deputado estadual.
Rafael Brito (MDB)
Rafael Brito, pré-candidato à prefeitura de Maceió pelo MDB
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
O MDB lançou a pré-candidatura do deputado federal Rafael Brito no dia 25 de março. Brito é empresário e foi secretário de Estado da Educação de 2021 a 2022, quando deixou o posto para concorrer a deputado federal, cargo para o qual foi eleito.
Ricardo Barbosa (PT)
Ricardo Barbosa, pré-candidato à prefeitura de Maceió pelo PT
Reprodução/TV Gazeta
Presidente do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa anunciou sua pré-candidatura em 1º fevereiro. Advogado de formação, Barbosa exerceu cargo político quando foi eleito vereador por Maceió em 2008. Também foi candidato a prefeito de Maceió em 2020, mas não foi eleito.
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
OUÇA AO VIVO
-