JHC, do PSB, é eleito prefeito de Maceió: 'A mudança chegou'

Postado em 29 de Novembro de 2020 ás 19:23

Deputado federal venceu o ex-chefe do MP-AL Alfredo Gaspar, do MDB. JHC se manteve em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto do segundo turno. JHC, eleito prefeito de Maceió, agradece aos eleitores pela vitória
JHC, do PSB, foi eleito em 2º turno prefeito de Maceió neste domingo (29). Com 100% das urnas apuradas, o deputado federal teve 222.147 votos, o que corresponde a 58,64% dos votos válidos, contra 156.704 de Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), 41,36%.
'Que o novo prefeito faça o melhor pela nossa cidade', diz Alfredo Gaspar
Veja a apuração completa para prefeito de Maceió
Confira o resultado da votação por zona eleitoral
O vice-prefeito eleito é Ronaldo Lessa (PDT), ex-prefeito de Maceió e ex-governador de Alagoas.
A eleição em Maceió teve 164.739 abstenções (27,81%), 12.706 votos brancos (2,97%) e 36.092 votos nulos (8,44%).
No seu primeiro pronunciamento após a divulgação do resultado, em uma entrevista coletiva realizada em um hotel na Jatiúca, o prefeito eleito agradeceu o apoio dos eleitores e classificou o momento como a realização de um sonho.
"Hoje nós consolidamos um sonho para Maceió. Maceió queria mudança e a mudança chegou. Nós estamos aqui também para parabenizar todo o povo da minha querida Maceió, que com muita coragem e independência escolheu o lado certo da história. É uma cidade muito carente, mas com muitas oportunidades. Tiveram oportunidade de fazer bem feito e não fizeram, fizeram mal feito, e agora tem uma esperança dentro de cada cidadão maceioense, nós conseguimos quebrantar o coração deles e mostrar que Maceió tinha opção, tinha mudança de verdade. Hoje a gente realiza esse sonho", disse o prefeito eleito JHC.
A gestão a partir de 2021 também foi tema do primeiro pronunciamento como prefeito eleito de Maceió. "Vamos fazer uma auditoria em todos os contratos, temos contratos com locação de veículos absurdos, contratos com quantias volumosas que precisam ser investigados. Nós vamos fazer uma auditoria e, se for necessário, vamos cancelar os contratos e fazer novas licitações, porque o dinheiro público precisa ser respeitado".
JHC também agradeceu o apoio da família e anunciou que a sua esposa está esperando o primeiro filho do casal.
"Queria agradecer especialmente a toda a minha família, à minha esposa que está aqui do lado, que durante os meses de campanha, foram dias muito difíceis, mas está grávida, nós estamos esperando nosso bebê, mais um presente, mais uma vitória que estamos recebendo", afirmou o novo prefeito de Maceió.
João Henrique Holanda Caldas, o JHC, tem 33 anos, é advogado, especialista em direito digital e compliance, mestrando em gestão pública e empreendedor.
Ele foi eleito em 2014 como o deputado federal mais votado de Alagoas. Nas eleições gerais de 2018, foi candidato à reeleição, sendo o deputado federal mais bem votado do Brasil, proporcionalmente. Tem um patrimônio declarado de R$ 1.973.391,98.
No 1º turno, a votação foi apertada. JHC teve apenas 1.181 votos a menos que Gaspar.
Campanha até a eleição
JHC (PSB) é eleito prefeito de Maceió para os próximos 4 anos
Carolina Sanches/TV Gazeta
Durante a campanha eleitoral, JHC só ficou à frente do seu adversário nas pesquisas de intenção de voto após o 1º turno. A última pesquisa Ibope o mostrava com 57% dos votos válidos, enquanto Gaspar tinha 43%.
Embora tenha se posicionado a favor das medidas sanitárias para reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus, o candidato promoveu aglomerações durante caminhadas pelos bairros de Maceió. Em diversos momentos foi fotografado e filmado sem máscara de proteção.
Entre os candidatos que disputaram o 1º turno das eleições, nenhum declarou apoio a JHC. Josan Leite (Patriota) apoiou Alfredo Gaspar e todos os outros candidatos declararam que não apoiariam ninguém no 2º turno.
JHC não foi a todas as sabatinas e debates promovidos pela imprensa, muitas vezes alegando conflito de agenda. No último debate na TV antes do 2º turno, realizado pela TV Gazeta de Alagoas, o então candidato compareceu, apresentou propostas, mas também não poupou ataques ao seu adversário.
Propostas para Maceió
JHC (PSB) é eleito prefeito de Maceió para os próximos 4 anos
Jamerson Soares/G1
No seu plano de governo, JHC propõe a expansão do acesso à educação infantil em tempo integral; ampliação das creches municipais; elevação do número das matrículas na educação infantil; reduzir a atual taxa de distorção idade-série nas escolas municipais; reduzir a atual taxa de abandono nas escolas municipais; aumentar a atual nota do IDEB dos anos iniciais e finais do ensino fundamental; aprimorar as formas de monitoramento e do cumprimento das metas do Plano Municipal de Educação e adotar a política de alfabetização na idade certa.
Além disso, também está no seu plano de governo estabelecer processos e parâmetros para acompanhamento e avaliação das aprendizagens; investir nas unidades escolares com os maiores problemas de aprendizagem; criar um protocolo para retomada integral das aulas na rede municipal, observando políticas sanitárias que preservem alunos, famílias e todos os profissionais ligados à educação; melhorar e expandir o serviço municipal de transporte escolar; instituir o Programa de Valorização do Profissional de Educação, com bônus para resultados atingidos; e pagar os 60% dos Precatórios do FUNDEF devido aos professores.
Há também proposta para escolher os gestores municipais por meio de seleção pública; criar uma política de nutrição na rede escolar municipal; criar o Programa “Lugar de Família é na Escola”, tornando o espaço escolar uma área de convívio familiar em dias onde não se tenha aula; retomar o debate sobre a adesão ao programa de escola cívico-militar do Governo Federal.
Outras propostas de JHC são criar o programa “De volta à escola”, uma busca ativa em parceria com os conselheiros tutelares, de alunos que tenham abandonado ou estejam fora do sistema público de ensino, especialmente em decorrência da Pandemia; estruturar os Conselhos Tutelares, reconhecendo-os como ferramentas fundamentais às políticas voltadas à juventude, em especial a educação; fortalecer o EJA – Educação de Jovens e Adultos na rede municipal; e avaliar de forma transparente e cuidadosa, até outubro de 2021, prazo limite do concurso, a nomeação de integrantes da reserva técnica da educação.
Veja notícias mais recentes no G1 AL
O vice-prefeito eleito é Ronaldo Lessa (D), ex-prefeito de Maceió e ex-governador de Alagoas.
Initial plugin text
OUÇA AO VIVO
-