Leia o discurso de Paulo Dantas na íntegra

Postado em 15 de Maio de 2022 ás 16:40

Após ser eleito pelos deputados estaduais para mandato-tampão, novo governador de Alagoas discursou no plenário da Assembleia Legislativa. Paulo Dantas discursa após tomar posse na ALE como governador de Alagoas
Michelle Farias/g1
Paulo Dantas foi eleito novo governador de Alagoas pelo deputados estaduais neste domingo (15), em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa (ALE). Pouco depois de tomar posse, ele discursou no plenário da Casa de Tavares Bastos e falou sobre sua trajetória e sobre o futuro do estado sob sua gestão.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Leia abaixo o discurso do novo governador de Alagoas na íntegra:
Boa tarde a todas e a todos.
Quero iniciar saudando aquele que é o motivo de estarmos aqui: VIVA O POVO DE ALAGOAS! Viva esse povo criativo, batalhador, capaz, inteligente, sensível, que vai à luta, supera dificuldades e sabe construir a sua felicidade. Viva esse povo trabalhador! Vocês podem ter certeza: Alagoas vai ter um governador igual a vocês, trabalhador como o povo de nossa terra. Vamos trabalhar.
Quero cumprimentar o novo vice-governador de Alagoas também eleito: José Wanderley Neto. Dr. Wanderley, será uma honra contar com a sua parceria, competência e experiência neste grande desafio que teremos.
Quero cumprimentar o excelentíssimo presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, meu amigo deputado Marcelo Victor, que de forma democrática e transparente conduziu esta eleição.
Cumprimento também todos os excelentíssimos colegas deputados estaduais e todos os meus familiares: meu pai Luiz Dantas, minha mãe Silvana, minhas irmãs Paulinne e Bruna e meus irmãos, Luiz Antonio e Luizinho. E, claro, minha esposa Marina, minhas filhas Luiza e Paula, meu genro Antonio e meu querido pastor Mano...
Nessa eleição que aconteceu aqui hoje, prevista na Constituição e realizada seguindo o que determina a lei, eu não recebi apenas os 21 votos dos nobres deputados a quem agradeço a enorme confiança. Esses 21 votos são na verdade os votos de quase 1 milhão e 500 mil alagoanos que votaram em vocês. Vocês são os representantes do povo alagoano. E ser contra o desejo do povo alagoano é ser contra a democracia. Sei que vivemos tempos difíceis no nosso país, com flertes autoritários. Na eleição de outubro vai ficar claro quem está do lado da democracia e quem está do lado do autoritarismo. Hoje, aqui, mais uma vez a democracia venceu.
Aproveito para cumprimentar também meus concorrentes nessa eleição, os deputados Cabo Bebeto e Davi Maia, além de Danúbia, Flávio, Luciano e Wadeildo, cidadãos alagoanos que democraticamente também participaram desta eleição. Sim, vocês foram meus concorrentes, nunca inimigos. Vocês podem contar comigo. Que fique bem claro: a partir de hoje sou o governador de todos os alagoanos. Não me importa o partido, se é de esquerda ou de direita, se é x ou é y. Nós temos muito trabalho para fazer, o momento é de união, quero todos os prefeitos, vices, vereadores, deputados, senadores, todos ao meu lado. Contem comigo pra continuar mudando pra melhor a vida do povo alagoano.
Eu não posso continuar sem antes fazer uma referência especial à Marina, minha companheira de vida e de luta, essa grande mulher: forte, decidida, competente, doce, brilhante. Eu te amo, meu amor. Muito obrigado por existir em nossas vidas. E eu estendo esse agradecimento a todas as maravilhosas mulheres alagoanas. Aqui é a terra de Lily Lages, a primeira deputada estadual da história de Alagoas, eleita em 1934; é terra da Rainha Marta, sertaneja que ousou enfrentar o machismo no mundo do futebol; da Dra. Nise da Silveira, que revolucionou a psicoterapia no Brasil. Eu ainda poderia citar a estilista Vera Arruda, a dama do teatro Linda Mascarenhas e as guerreiras Dandara e Acotirene, referências para as mulheres pretas de Alagoas, entre tantas outras mulheres tão especiais.
A melhor forma de reconhecer de verdade o valor das mulheres alagoanas é trabalhar para mudar essa estrutura machista secular que existe em nosso estado. Por isso, eu vou anunciar aqui o primeiro ato de meu governo: pela primeira vez na história de Alagoas e na história do Brasil, o primeiro escalão do governo será ocupado, em sua maioria, por mulheres. Acredito que colocando mulheres nos cargos de alto escalão, em postos que podem definir o desenho de políticas públicas, estaremos dando um passo decisivo para avançarmos na efetivação da equidade de gênero. Porque pra mim lugar de mulher é na liderança, lugar de mulher é na política. Pra mim lugar de mulher é onde ela quiser. Tenho certeza que esse é o caminho para construir um mundo melhor para todas as mulheres alagoanas, entre elas minhas queridas filhas Paula e Luiza.
Já que eu falei de grandes mulheres, agora quero falar de um grande homem. Um cabra arretado lá de Murici, que alguns chamam de Renan Filho, o povo carinhosamente chama de Renanzinho e eu aqui vou chamar de melhor governador da história de Alagoas. Ele não foi apenas bom, excelente, nota 10. Ele foi o melhor. E isso até seus adversários admitem. Quer dizer... daqui a pouco vai ter eleição geral e vão dizer o contrário do que dizem hoje, é da política. Mas a verdade é que Renan Filho é unanimidade. Quem não lembra como ele recebeu esse estado, a tragédia que foi o governo anterior? Como é triste recordar da escalada da violência, com o interminável trocatroca de secretários e comandantes da polícia, estradas em péssimo estado de conservação. Alagoas era uma terra arrasada.
E como um bom trabalhador que Renan Filho é, foi trabalhando e melhorando Alagoas, trabalhando e avançando, trabalhando e transformando, trabalhando e mudando a vida de milhões de pessoas para sempre. Esse governador arrumou as contas do estado e recuperou a nossa capacidade de investimento. Com as contas equilibradas, o homem trabalhou... fez o Criança Alagoana, o CRIA, para cuidar da primeira infância. E implantou o maior programa de construção de creches de nossa história. Também fez o Programa Escola 10, pra melhorar a qualidade do ensino, e o Cartão Escola 10, pra levar os nossos jovens para sala de aula. Reestruturou os planos de Cargos e Carreiras para quase 30 categorias, entre elas a dos profissionais da Educação, pondo fim a uma espera de mais de vinte anos. Recuperou mais de 80% das rodovias alagoanas, garantiu mais de 500 quilômetros de estradas novas e até o final deste ano serão mais de 400 quilômetros de rodovias duplicadas, aproximando nossa gente e abrindo caminhos para o desenvolvimento.
Alagoas liderava o ranking de estados mais violentos do Brasil, Maceió era a terceira capital mais violenta do mundo. Do planeta! Hoje, Alagoas é o segundo estado que mais reduziu o número de mortes nos últimos anos, sendo que em 2021 registrou o menor número de homicídios dos últimos dez anos. No meu governo, a segurança vai continuar sendo prioridade. Eu e minha família já sentimos na pele as dores dessa violência e eu não desejo que ninguém passe por isso.
Eu costumo dizer que existe uma Alagoas antes e outra depois deste governo. Imaginem que Alagoas inteira tinha apenas 3 grandes hospitais públicos. Em sete anos construímos, equipamos e entregamos 6 hospitais, 3 em Maceió e 3 no interior, e vamos entregar outros 4 hospitais. O Hospital da Mulher foi o primeiro hospital construído do zero em Maceió em 40 anos. E UPA? Maceió era a única capital do Nordeste que não tinha nenhuma UPA. Pois fizemos 7 aqui e mais 3 no interior.
Como a gente diz lá no sertão: o Renanzinho é virado na gota. Olha só o tamanho da minha responsabilidade em ter que suceder um governador igual a esse. Ele sempre diz “que um governo é um obra em andamento permanente: sempre há muito o que fazer”. Pois aqui eu dou minha palavra para todos os alagoanos: ninguém vai parar a mudança. Ninguém vai parar a nossa Alagoas.
Eu estou preparado e com muita vontade de trabalhar. O pessoal até brinca comigo que eu sou “Paulo pra toda obra”. Quem estiver comigo sabe que vai ter que trabalhar pesado. E o grande desafio é justamente fazer com que Alagoas siga mudando, transformando a vida de nossa gente. E sabe porque Alagoas tem que seguir mudando? Eu vou contar. Eu conheço cada canto desse Estado, eu ando nas ruas, eu converso com as pessoas, eu estou ali, colado, chegando junto. Vejo de perto. Se Alagoas já era um estado com uma dívida social imensa, a pandemia agravou ainda mais essa situação. E olha que Alagoas foi o melhor estado no combate à covid. Por isso, meu compromisso é dar prioridade para o social. Fazer mais para quem mais precisa. Fazer um governo 100% gente.
Muito já foi feito, mas sabemos que ainda tem muita coisa pra fazer, muito mesmo. Maceió precisa ainda mais do nosso trabalho. O interior do estado também precisa do nosso trabalho. Eu vou ser o governador amigo de Maceió, o governador amigo de Arapiraca, o governador amigo dos 102 municípios alagoanos. Porque a mudança não pode e nem vai parar.
Eu tenho grande admiração por Renan Filho, mas quero deixar claro que tenho as minhas convicções, as minhas ideias próprias e meu estilo de governar. Sou um jovem de 43 anos, mas tenho muita experiência, fui testado e aprovado por onde passei. Nasci em Maceió, mas fui criado no sertão. Cresci acordando cedo. Eu gosto de acordar cedo e dormir tarde, pegar no serviço. Como o povo diz: o alagoano é de fé, é valente, cumpre sua jornada. E foi com muito trabalho que cheguei até aqui. Estudei muito para ser administrador de empresas, sou produtor rural, conheço de perto a vida de nossa gente do interior, pois sou um deles. Também foi com muito trabalho que me tornei prefeito de Batalha eleito, reeleito e aprovado pelo povo. Fui o prefeito que organizou as contas da cidade, valorizei os servidores, apoiei a agricultura, garanti 100% de saneamento na área urbana da cidade e fizemos uma verdadeira revolução na saúde e educação de Batalha. Hoje, somos um dos maiores IDHs de toda Alagoas. Me orgulho muito de tudo que fizemos por lá.
Também trabalhei muito para ser deputado e uma vez deputado, trabalhei muito para honrar os alagoanos. Enquanto tem gente que usa fake news pra confundir o povo e tentar destruir reputações, eu fui o deputado que criou a lei para combater essas mentiras espalhadas na internet.
Também garanti água para o homem do campo e ajudei os produtores rurais, agricultores familiares e cooperativas com suas dívidas. Também fui relator de projetos sociais importantes para o governo como o CRIA e o Bolsa Escola 10.
Alagoas sabe que pode confiar em mim. Sou ficha limpa, estou no mesmo partido há 20 anos. Não sou desses que saem voando de partido em partido com a chegada das eleições em busca de dinheiro. Eu sempre tive lado, o lado do povo alagoano.
Meu pai, minha mãe, devem lembrar dessa história. Nas reuniões de família, a criançada se juntava e eu ficava brincando de fazer discurso político. Me lembro que eu ficava super empolgado, sonhando em quem sabe um dia ser governador. Era um sonho muito bom, mas um sonho distante. Foi aí que aprendi que não basta sonhar, você tem que acreditar, correr atrás dos seus sonhos.
Aí de noite eu sonhava em ser um universitário e acordava e trabalhava para um dia ser um universitário. Aí eu sonhava em ser prefeito e acordava e trabalhava para ser o melhor prefeito. Sonhava em ser deputado. E acordava e trabalhava para ser deputado. Sonhava em ser governador. E acordava e trabalhava para ser governador. E hoje eu estou aqui. O meu trabalho me trouxe até aqui. Por isso, eu digo a cada alagoano: nunca desista dos seus sonhos.
Eu sonho com uma Alagoas próspera, uma Alagoas com água para todos, comida para todos, educação para todos, saúde para todos.
Eu sonho com uma Alagoas mais humana, mais igual. Uma Alagoas onde qualquer filho dessa terra tenha o direito de sonhar.
Vamos sonhar juntos. Mas também vamos trabalhar juntos para tornar esses sonhos realidade. Vamos com união, fé em Deus e com a força do nosso trabalho fazer Alagoas seguir mudando.
Ninguém para a mudança.
Ninguém para a nossa Alagoas.
Viva o povo alagoano. Esse povo arretado! Vamos trabalhar!!!
Veja mais notícias da região no g1 AL
OUÇA AO VIVO
-