Falésias e mar azul atraem visitantes à Praia de Carro Quebrado, em Alagoas

Postado em 20 de Abril de 2024 ás 14:58

Destino de nome curioso tem atrações que vão do descanso à aventura. Falésias e mar azul atrai turistas à Praia de Carro Quebrado, em Alagoas
No Litoral Norte de Alagoas, um destino de nome curioso atrai visitantes de todo o Brasil. A Praia de Carro Quebrado, localizada na Barra de Santo Antônio, tem atrações que vão do descanso à aventura.
O destino paradisíaco fica a cerca de 47 km de Maceió. É comum que turistas hospedados na capital vão até a cidade Paripueira e, de lá, sigam para a Praia de Carro Quebrado em um "jipão", transporte que é uma atração à parte.
O caminho já proporciona uma paisagem deslumbrante, incluindo cerca de 3 km de coqueiral. A praia é uma das mais preservadas da Costa dos Corais.
Viagem de 'jipão' até a praia de Carro Quebrado é uma atração à parte, com cerca de 3 km de coqueiral
Reprodução/TV Gazeta
Na chegada, os visitantes desembarcam sobre as falésias, 45 metros acima do nível do mar. "A formação [das falésias] é bem arenosa. Tem argila, arenito, calcário, minério de ferro. E, em cima, tem a Mata Atlântica", explica o guia de turismo, Samuel Teixeira.
Atualmente, é proibida a circulação de veículos motorizados no local. De acordo com Samuel, a medida foi tomada para evitar que os carros estacionados na areia durante a maré baixa ficassem encobertos pela água quando a maré subia. Isso acontecia de forma recorrente, daí o nome da Praia de Carro Quebrado.
"Antigamente as pessoas atravessavam o coqueiral e acabavam chegando com o veículo muito perto da areia da praia. Com a maré baixa, a faixa de areia fica muito grande, e as pessoas entravam com carro na areia, próximo às falésias. Por algum motivo, as pessoas esqueciam do mar. A água sobe tanto em algumas marés que atinge as falésias em algum momento", afirma o guia.
Mirante da Praia de Carro Quebrado proporciona uma visão panorâmica única
Reprodução/TV Gazeta
Acima das falésias, um observatório de madeira com cerca de 12 metros de altura proporciona uma visão panorâmica única, é o Mirante da Praia de Carro Quebrado. De lá, os visitantes podem observar a imensidão do mar azul e tirar fotos para eternizar a visita à região rica em belezas naturais.
Ao descer as falésias, mais encantos. Uma praia com águas tranquilas é a atração ideal para quem quer tranquilidade. A estrutura local conta com banheiros e chuveiros, além de barracas com bebidas e petiscos.
Também há opções para quem busca turismo de aventura. Dentre as atrações estão trilhas ecológicas e até uma plataforma para rapel, com uma descida de 45 metros.
O horário para visitação da Praia de Carro Quebrado vai das 8h às 16h.
Praia deserta com águas tranquilas é a atração ideal para quem quer tranquilidade
Reprodução/TV Gazeta
Veja mais notícias da região no g1 AL
OUÇA AO VIVO
-