Postado em 28 de Janeiro de 2026 ás 15:11

Vacinação contra Meningite em Maceió, Alagoas.
Secom Maceió
Maceió realiza neste sábado (31), das 8h às 17h, vacinação de bloqueio contra a meningite meningocócica do tipo C depois que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital identificou três casos nos bairros do Benedito Bentes e Serraria, ambos na parte da capital, em um intervalo de 90 dias.
A vacinação não é para toda a população da capital, mas somente para quem mora nos bairros onde os casos foram detectados e a 1km ao redor. Dessa forma, bairros como Gruta e Antares, por exemplo, são contemplados, mas nem todas as ruas dessas localidades estão incluídas na vacinação.
Para saber quais as ruas, acesse aqui a lista.
Veja abaixo como fazer para garantir o imunizante.
1- A vacinação é só para moradores da região citada?
Sim. A vacinação é destinada apenas aos moradores da área delimitada nos bairros contemplados para esta imunização (Canaã, Gruta de Lourdes, Jardim Petrópolis, Ouro Preto, Serraria, Barro Duro, Antares, Benedito Bentes e Jacarecica), com o objetivo de frear a circulação da bactéria.
Deve ser consultado o arquivo com as ruas incluídas para verificar se o residente daquele bairro será contemplado. Clique aqui para ver listagem de endereços.
2- As vacinas serão disponibilizadas para moradores de outras localidades nas unidades de saúde?
Não. Nesse momento, serão contemplados apenas os residentes das ruas delimitadas nos bairros incluídos para que ocorra um bloqueio da circulação da bactéria naquela região.
3- A vacina é um reforço ou é a primeira dose?
Depende da situação vacinal de cada pessoa. A vacina meningocócica C foi introduzida no Calendário Nacional de Vacinação do Brasil em 2010, tornando-se gratuita pelo SUS e sendo administrada em bebês a partir de 3 meses, com reforços aos 5 meses e 12 meses. Adultos e idosos que ainda não tomaram a vacina, poderão tomar uma dose única durante a ação.
4 - Tenho um menino de 4 anos e uma bebê de 1 e meio, os dois já tomaram as doses todas da meningite. Precisam tomar novamente?
Não. Só vão tomar aquelas que não tiverem tomado nenhuma dose e precisem iniciar o esquema vacinal ou se estiver no tempo de fazer o reforço, que é feito com a vacina meningo ACWY.
Casos acenderam alerta em Maceió
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió identificou três casos de meningite meningocócica do tipo C nos bairros Benedito Bentes e Serraria em um intervalo de 90 dias. Segundo critérios do Ministério da Saúde, a ocorrência configura situação de alerta e exige ações imediatas para conter a circulação da bactéria.
Além de áreas dos bairros Benedito Bentes e Serraria, a vacinação também abrangerá regiões em um raio de até 1 km dos pontos com registros, incluindo partes dos bairros Ouro Preto, Canaã e Barro Duro, devido à circulação de moradores entre essas localidades.
Segundo a coordenadora técnica de Imunização de Maceió, Eunice Amorim, a vacina contra a meningite C é indicada para pessoas de três meses a 80 anos, conforme os protocolos do Ministério da Saúde.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Gestantes e lactantes não devem receber a dose neste momento. A SMS reforça que a vacinação não será para todos os moradores dos bairros, mas apenas para quem reside nas áreas delimitadas pela Vigilância Epidemiológica.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que a participação da população é essencial para o sucesso da ação, já que o bloqueio vacinal é uma medida segura e eficaz para reduzir o risco de novos casos.
A SMS orienta ainda que, diante de sintomas como febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos ou manchas pelo corpo, a pessoa procure imediatamente uma unidade de saúde. Para receber a vacina, é necessário apresentar cartão de vacinação e CPF.