VÍDEO: imagens de segurança flagram início de incêndio na escultura 'O Boi', em Maceió

Postado em 24 de Fevereiro de 2026 ás 06:48

Câmeras flagram início de incêndio em escultura 'O Boi', em Maceió
Imagens de segurança divulgadas pela polícia, nesta terça-feira (24), flagraram o momento em que a escultura "O Boi", do mestre artesão João das Alagoas, começa a pegar fogo, em um trecho da Avenida da Paz, no bairro do Jaraguá, em Maceió. A peça de arte ficou parcialmente destruída.
O incêndio aconteceu no início de fevereiro, mas o caso só teve repercussão no dia 18, após imagens da escultura danificada viralizarem nas redes sociais.
As câmeras de segurança também flagraram um suspeito de incendiar a estrutura. Nas imagens é possível ver o homem carregando um objeto, que parece ser um galão utilizado para transportar combustíveis, e passando próximo à peça de arte.
Momentos depois, as chamas têm início. O homem não foi identificado.
O Governo de Alagoas informou, na segunda-feira (23), que iniciou os procedimentos de restauração da obra do João das Alagoas. O processo deve durar cerca de 10 dias e consiste na reconstrução da parte interna da peça, que receberá um reforço para garantir a sustentação.
Escultura
Escultura 'O Boi' fica danificada após sofrer vandalismo em Maceió
Ascom/Serfi
A peça "O Boi" faz parte do "Circuito Alagoas feita à mão", um projeto que entregou diversas obras de artes que representam a cultura do estado. Ela tem cerca de seis metros de comprimento, foi inaugurada em 13 de dezembro de 2018, e passou por uma restauração em março de 2023.
O monumento foi feito pelo mestre artesão João das Alagoas, ceramista internacionalmente reconhecido, natural da cidade de Capela, no interior do estado. Ele fez uma releitura do tradicional Bumba-meu-boi, figura tradicional da cultura popular brasileira.
Escultura feita pelo mestre João das Alagoas é alvo de vandalismo
OUÇA AO VIVO
-