
Relatório de Segurança de Barragens é publicado anualmente pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). AL tem 10 barragens de alto risco para acidentes, segundo
Alagoas tem 10 barragens de alto risco para acidentes, segundo relatório divulgado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). Outras 26 barragens no estado apresentam risco médio.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp
As barragens de alto risco estão localizadas nos municípios Teotônio Vilela, Junqueiro, Batalha, Penedo, Rio Largo, Palmeira dos Índios e Maceió, segundo relatório divulgado no dia 1º de julho.
Segundo a engenharia civil da Semarh-AL, especialista em segurança de barragens, Yasmin Calheiros, Alagoas tem 165 barragens cadastradas.
A engenharia afirmou que todas as barragens de alto risco estão em obras para melhorias.
"Nós temos hoje 10 barragens classificadas em categoria de risco alto, porém a maioria delas é porque estão em período de obras, de adequação para melhorias. Então automaticamente a gente já classifica como risco alto porque está tendo modificação na estrutura. A gente aumenta a fiscalização naquela barragem por esse motivo e aumenta a classificação dela. Ao finalizar essas obras, elas são reclassificadas em risco baixo ou médio, dependente da situação", disse.
A especialista em segurança de barragens também afirmou que a classificação leva em conta o risco à vida.
"Um dos critérios que a gente usa também para classificar essa barragem em risco alto é se tiver vidas a jusante, se tiver uma casa, uma estrada, algo que possa ter risco à vida, ela automaticamente já é classificada como alto, independente de estar com risco de rompimento ou não", afirmou Yasmin Calheiros.
Fiscalização
Das 165 barragens cadastrados no estado, 135 são fiscalizadas pela Semarh. As demais são barragens federais, fiscalizadas pela ANA.
Relatório da ANA aponta barragens com risco de rompimento em Alagoas
Reprodução/TV Gazeta
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL