Veja em quais bairros de Maceió acontece a próxima etapa da vacinação de cães e gatos contra a raiva

Postado em 24 de Outubro de 2020 ás 16:09

Primeira etapa começou hoje em 5 Distritos Sanitários. No próximo sábado (31), vacinas serão aplicadas em 3 Distritos. Cães e gatos são vacinados contra a raiva em Maceió
Em Maceió, a campanha de vacinação contra a raiva começou neste sábado (24) em 5 Distritos Sanitários. No próximo sábado (31), a campanha continua nos 3 Distritos onde não houve vacinação. Já a etapa rural em Maceió acontecerá com equipes volantes de 26 a 30 de outubro.
Veja a distribuição dos Distritos Sanitários de Maceió por bairros
A primeira etapa contemplou os 1º, 2º, 3º, 4º e 8º Distritos Sanitários. No próximo sábado (31), a vacinação acontecerá nos 5º, 6º e 7º Distritos Sanitários, das 8h às 17h (veja os bairros ao final do texto).
De acordo com o coordenador-geral da Unidade de Vigilância em Zoonoses, Samy Barros, em animais domésticos o período de transmissão da raiva inicia de 2 a 3 dias antes do surgimento dos sintomas clínicos, durando por toda a evolução da doença, com a morte ocorrendo entre 5 e 7 dias após a manifestação sintomática.
“Não existe tratamento específico para a doença e a vacinação torna-se a mais eficaz estratégia para impedir que o vírus alcance a população, interrompendo, assim, o ciclo urbano da raiva”, explica o coordenador.
Nivaldino de Lima tem três cães e oito gatos. Ele não perdeu tempo e levou os animais para tomar a vacina. "Já trouxe dois cachorros e um gato. Minha filha está me ajudando e trazendo para vacinar também. É importante vacinar porque a raiva é perigosa e mata", disse.
A raiva é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos, dentre eles os cães e os gatos. É causada por um vírus que se multiplica no sistema nervoso central e segue para as glândulas salivares. O cão e o gato são os principais hospedeiros na área urbana, e a relação de proximidade com o homem evidencia a condição de zoonose da doença.
Vacinação de cães e gatos contra a raiva em Maceió começou nesta sábado (24).
Reprodução/TV Gazeta
Vacinação de cães e gatos contra a raiva no dia 31 de outubro
5º DISTRITO SANITÁRIO
JACINTINHO
SÃO JORGE
SERRARIA
FEITOSA
NOVO MUNDO
GROTA DO MOREIRA
BARRO DURO
6º DISTRITO SANITÁRIO
BENEDITO BENTES
TABULEIRO
7º DISTRITO SANITÁRIO
CLIMA BOM
CONJ. SALVADOR LYRA
SANTOS DUMONT
CIDADE UNIVERSITÁRIA - Conjunto Village Campestre
CIDADE UNIVERSITÁRIA - Conj. Denisson Menezes, Q. A, 25
CIDADE UNIVERSITÁRIA - Conjunto Graciliano Ramos (terminal de ônibus)
CIDADE UNIVERSITÁRIA - Conj. Eustáquio Gomes
SANTA LÚCIA - USF Vereador Sérgio Quintella (Porte II) - Rua Desembargador Carlos de Gusmão
CONJUNTO MEDEIROS NETO
TABULEIRO DOS MARTINS
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 Alagoas
OUÇA AO VIVO
-