Postado em 15 de Dezembro de 2025 ás 16:36

Atualmente, 59 mil estudantes utilizam o documento que garante a gratuidade no transporte público.
Ascom DMTT
O cadastro de estudantes residentes em Maceió que utilizam o cartão Vamu Escolar para transporte público começa em 2 de janeiro de 2026. O prazo para novos cadastros segue até 31 de março de 2026.
Segundo o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT), por meio da Diretoria do Sistema Municipal de Transportes Urbano de Maceió, atualmente 59 mil cartões escolares estão ativos. A expectativa é que 60 mil estudantes realizem o procedimento neste ciclo.
O cartão Vamu Escolar garante ao aluno o direito ao Passe Livre Estudantil. O período total para cadastro e recadastro termina em 13 de novembro de 2026. Após essa data, não será possível realizar o procedimento.
Documentos exigidos para cadastro:
Registro Geral (RG) do estudante.
Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do estudante.
Comprovante de residência (com CEP), expedido em até três meses.
Ficha de cadastro/recadastro da instituição de ensino, devidamente preenchida, carimbada com CNPJ e assinada.
Uma foto 3x4, colorida e atual.
Taxa de R$ 18,00.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Para se cadastrar, o estudante deve comparecer aos postos do Vamu, localizados na Rua Buarque de Macedo, 549-A, no Centro, e na Avenida Pimentel da Costa, s/n, no Benedito Bentes. O procedimento também pode ser feito pelo aplicativo Vamu Mobilidade.
Cadastro presencial
No cadastro presencial, o estudante deve apresentar originais e cópias dos documentos. Apenas o próprio estudante pode realizar o procedimento. Na ocasião, será feita a atualização da foto para biometria facial, garantindo o uso exclusivo pelo titular.
Para recadastros presenciais, é necessário apresentar o cartão Vamu Escolar em uso e pagar a taxa de R$ 9,00.
Recadastro pelo aplicativo
O recadastro pode ser feito pelo aplicativo Vamu Escolar pelo terceiro ano consecutivo. O estudante envia os documentos necessários, incluindo uma selfie atualizada, pelo aplicativo.
A equipe do Vamu Mobilidade analisa a documentação e, em caso de aprovação, gera o pagamento da taxa via Pix, com QR Code. Após a confirmação do pagamento, o cartão é recadastrado.
Instituições de ensino
As instituições de ensino devem entregar os dados dos alunos matriculados e disponibilizar as fichas de cadastro ou recadastro no site do Vamu.
As escolas devem enviar, obrigatoriamente, até 28 de fevereiro de 2026, as seguintes informações dos estudantes:
Nome completo
Data de nascimento
Sexo
Nome da mãe
CPF
Série
Grau
Turno
Curso e status
A ausência de qualquer informação impede o cadastro. Fichas de alunos transferidos, desistentes e concluintes também devem ser enviadas.
Mais informações estão disponíveis no site do Vamu Mobilidade.