Operação da PF apura renovação irregular de senhas do GOV.BR e desbloqueio de benefícios em AL e RJ
Postado em 12 de Dezembro de 2025 ás 15:16
Polícia Federal investiga fraudes no INSS e lavagem de dinheiro em Alagoas e RJ
A Polícia Federal, com apoio do Núcleo de Inteligência da Previdência Social, deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Reset, que investiga uma organização criminosa envolvida em fraudes contra o sistema previdenciário e lavagem de dinheiro em Alagoas e no Rio de Janeiro.
De acordo com informações da PF, as investigações ocorreram em 2023 e indicam que um dos suspeitos usava as redes sociais para oferecer a reinicialização de senhas do GOV.BR e o desbloqueio de benefícios para empréstimos consignados.
Uma ex-estagiária do INSS, que tinha acesso ao sistema, é suspeita de reinicializar milhares de senhas, possivelmente com o uso de ferramentas automatizadas.
A Justiça Federal da 2ª Vara de Alagoas autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal dos dois investigados, além do cumprimento de mandatos de busca e apreensão em endereços residenciais e profissionais em Marechal Deodoro (AL) e no Rio de Janeiro. Ninguém foi preso.
Os investigados poderão responder por estelionato previdenciário, inserção de dados falsos, corrupção passiva e ativa, e violação de sigilo funcional.
As investigações continuam para identificar o alcance do prejuízo causado à Previdência Social.