Postado em 22 de Janeiro de 2026 ás 10:01

Médico suspende transplante de fígado por falta de sangue em estoque em AL
Uma cirurgia de transplante de fígado na Santa Casa de Maceió foi suspensa nesta quarta-feira (21) por falta de sangue no estado. O médico Oscar Ferro seria o responsável pelo procedimento e alertou para o problema nas redes sociais.
Ferro é cirurgião do aparelho digestivo e chefe do setor de transplantes da Santa Casa e do estado. Na publicação, ele apela para que as pessoas doem sangue para ajudar a salvar vidas.
“Divido com toda a população de Alagoas um momento crítico que é a escassez de sangue nesse momento em nosso estado. Acabei de suspender um transplante de fígado e apelo às pessoas que vão doar sangue, vocês podem ajudar muitas pessoas por esse ato tão generoso e de grandiosidade”, afirmou o cirurgião, que também coordena o serviço no estado.
Voluntários podem doar sangue na Unidade Móvel do Hemoal, que estará no centro de coruripe nesta quarta-feira (7).
Hemoal/ Divulgação
Hemoal diz que estado é crítico desde dezembro
O Hemocentro de Alagoas (Hemoal) informou que o nível de estoque de sangue encontra-se em estado crítico desde o início de dezembro, com destaque para os RH negativos, principalmente O negativo (doador universal).
Em novembro, por ocasião das comemorações do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, 25 de novembro, houve um discreto aumento nas doações, voltando a cair imediatamente em dezembro de 2025 e janeiro deste ano.
O Hemoal ainda explica que nos meses de férias, comemorações natalinas, de fim de ano, confraternizações e viagens acabam por contribuir com a redução na doação de sangue.
O órgão lembra que para diminuir a escassez de sangue realiza rotineiramente captação por meio de mídias sociais, convocação por telefone e disponibiliza a Hemovam para levar doadores de empresas parceiras do Hemoal.
Além das empresas, afirma, que faz campanhas com clubes de futebol, igrejas, universidades e outros entes da sociedade civil.
“É preciso esclarecer para a população que todos os dias do ano inteiro há sempre uma vida necessitando de doação de sangue para realização de cirurgias e procedimentos emergências. E para que haja estoque suficiente para atender a essas demandas de saúde da população, é necessário que a sociedade pratique este ato de cidadania em todos os períodos do ano”, esclarece o Hemocentro.