Alagoas é o 4º estado do país com maior taxa de lares sem acesso à internet, aponta IBGE

Postado em 14 de Abril de 2021 ás 13:37

Preço cobrado pelas operadoras tem sido maior entrave. Quem tem acesso à internet elege celular como o favorito para navegar. Entre os lares de Alagoas que têm acesso à internet, a maioria utiliza o celular para navegar
Unimed Bauru/Divulgação
Alagoas é o quarto estado brasileiro com maior proporção de lares sem acesso à internet em 2019. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2019, Brasil tinha quase 40 milhões de pessoas sem acesso à internet
O levantamento mostra que Alagoas (26,8%) só fica atrás de Acre (28,6%), Maranhão (32,6%) e Piauí (32,7%). Já o Distrito Federal (94,4%) registrou a maior proporção de lares com acesso à internet em 2019.
Das 295 mil residências alagoanas sem conexão à internet, 45% apontaram o preço cobrado pelo serviço como o principal entrave.
Principais motivos alegados por quem não tem acesso à internet
Preço cobrado pelo serviço - 45%
Não saber usar a internet - 23%
Falta de interesse - 22%
Alto custo de equipamento eletrônico - 6%
Ausência de oferta na área do domicílio 2%
Celular é o queridinho dos alagoanos
A pesquisa apontou ainda que o aparelho celular é o meio mais utilizado pelos alagoanos para usar a internet. 99,7% dos entrevistados elegeram o smartphone como principal equipamento em 2019.
Computador ou tablet foram citados por 30,9% dos entrevistados. Já 24,2% dos alagoanos citaram televisão como a primeira opção para acessar a internet.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 AL
OUÇA AO VIVO
-