Semarh alerta para chuvas em Maceió e riscos para pessoas que vivem em encostas

Postado em 14 de Abril de 2021 ás 10:35

Previsão é de pancadas de chuva intercaladas com períodos de tempo seco no litoral, Baixo São Francisco e Zona da Mata de Alagoas. Ruas de Maceió ficaram alagadas com chuvas desta quarta-feira (13)
Andréa Resende/G1
Com previsão de chuva durante a semana, a Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um novo aviso meteorológico nesta quinta-feira (14). A maior preocupação é com as pessoas que vivem nas encostas.
"Devido aos acumulados já registrados nos últimos dias, as atenções ficam voltadas às áreas de encosta de Maceió, pois o solo encontra-se saturado, deixando-o mais instável. A vigência desse novo aviso deve ser pelo menos até a sexta-feira", disse o meteorologista da Semarh, Henrique Mendonça.
Após vistoria, Defesa Civil mantém interdição parcial da ladeira de Fernão Velho, em Maceió
A previsão de chuva intercalada com períodos secos é válida para o litoral alagoano, Baixo São Francisco e Zona da Mata. A chuva pode atingir as outras regiões do estado, porém, com menor intensidade.
Segundo a Semarh, inicialmente, as chuvas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas de Alagoas e também não devem impactar os níveis das lagoas. No entanto, pancadas mais intensas podem provocar alagamentos em áreas vulneráveis.
Estragos causados pela chuva
A forte chuva que atingiu Maceió no último final de semana causou danos e prejuízos em vários locais. Muitas ruas da capital ficaram alagadas. Em alguns pontos, houve deslizamento de barreiras.
Em apenas 48h, o volume de chuva no fim de semana em Maceió conseguiu superar média prevista para todo o mês de abril. A Sala de Alerta registrou um volume de 260 milímetros, o equivalente a 55 milímetros a mais que o esperado para todo o mês.
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 AL
OUÇA AO VIVO
-