'Esforçado, bondoso, habilidoso'... quem era o vaqueiro de AL que morreu eletrocutado no TO

Postado em 16 de Abril de 2024 ás 10:55

Esdras Ferro tinha 21 anos e morreu junto com seu cavalo no Tocantins. Ele iria participar da vaquejada em Augustinópolis, no Bico do Papagaio. No curriculum tinha vários prêmios. Cavalo e vaqueiro alagoano Esdras Ferro, de 21 anos, morreram eletrocutados no Tocantins
Arquivo pessoal
"Um menino esforçado, simples, bondoso e muito habilidoso". Foi assim que Esdras Ferro, vaqueiro de 21 anos que morreu eletrocutado no Tocantins, foi descrito pelo tio, Emílio Ferro, em entrevista ao g1 AL nesta teça-feira (16). O cavalo branco com o qual Esdras participaria da competição também sofreu a descarga elétrica e morreu.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O alagoano vinha se destacando nas vaquejadas e já tinha conquistado vários prêmios. Ele morava sozinho em Minador do Negrão, interior de Alagoas, mas estava sempre na casa dos avós, na mesma cidade. "Ele era um chamego só com os avós. Ele tinha a casa dele, as coisas dele, mas era muito apegado aos avós. Largou os estudos para viver o sonho de ser vaqueiro", disse Emílio Ferro.
Esdras viajou para o Tocantins para participar da vaquejada em Augustinópolis. "Ele estava todo empolgado, vinha ganhando prêmios, estava muito feliz com tudo o que estava conquistando. Ele sempre gostou de cavalos, desde a adolescência, até aquele conseguiu comprar o seu próprio cavalo", disse.
LEIA TAMBÉM
Avó de vaqueiro chora ao se lembrar que falou com neto no dia do acidente
Na tarde de segunda-feira (15), o tio de Esdras disse que recebeu um telefone informando sobre a morte do sobrinho, quando já havia acabado o evento. "A vaquejada ainda ia começar. Estava ansioso, mas infelizmente aconteceu essa fatalidade", lamentou.
Descarga elétrica ao tocar em caminhão
Segundo testemunhas, Esdras e o tratador de cavalos que o acompanhava foram puxar a passarela do caminhão para descer o cavalo quando sofreram o choque e ficaram grudados no veículo. Não há informação sobre o que causou a descarga elétrica.
Clique aqui para se inscrever e receber no seu WhatsApp as notícias do g1 📲
Pessoas que viram o acidente tentaram ajudar, mas só conseguiram desgrudar o tratador. O vaqueiro chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Augustinópolis, mas não resistiu.
Vaqueiro Esdras Ferro morreu vítima de choque elétrico
Arquivo Pessoal
Esdras participaria do circuito de vaquejadas organizado pelo grupo Zé Pena, que começa na quarta-feira (17), no Parque de Exposições Dilson Martins.
A diretoria do Sindicato Rural de Augustinópolis e os organizadores do evento disseram, em nota de esclarecimento, que todos os cuidados com instalação e estrutura elétrica foram tomados junto ao Corpo de Bombeiros.
A nota também informa que o proprietário do caminhão e o grupo Zé Pena estão prestando auxílio à família da vítima.
O corpo de Esdras deve chegar na tarde desta terça (16) a Minador do Negrão. O velório acontece na casa dos avós e o enterro está previsto para quarta (17), no Cemitério da cidade.
Esdras Ferro, de 21 anos, competia em circuitos de vaquejada
Reprodução/ Redes Sociais
Vaqueiro alagoano de 21 anos morre após choque elétrico em caminhão no Tocantins
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
OUÇA AO VIVO
-