Com casos em alta, Maceió abre unidades de síndromes gripais

Postado em 20 de Janeiro de 2022 ás 19:19

Prefeitura tinha desativado a última unidade sentinela da capital em dezembro. Atendimento exclusivo de pacientes com sintomas de doenças respiratórias é retomado com funcionamento 24 horas. Maceió reabre duas unidades para atendimento de síndromes gripais
Por causa do aumento dos casos de doenças respiratórias na capital alagoana, a Prefeitura de Maceió decidiu abrir, nesta quinta-feira (20), duas Unidades de Referência para Síndromes Gripais com atendimento 24 horas por dia.
As Unidades Básicas de Saúde Aliomar Almeida Lins, no bairro Benedito Bentes, e Jorge Duarte Quintella Cavalcanti, no conjunto Graciliano Ramos, começam a partir desta quinta a atender pessoas com sintomas de gripes ou Covid-19.
Saiba onde fazer teste de Covid gratuito em Maceió
A unidade do Graciliano Ramos já havia funcionado com atendimento exclusivo para síndromes gripais, mas foi desativada em 18 de dezembro pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que informou, à época, que a decisão de encerrar o atendimento a casos suspeitos foi tomada por causa do avanço da vacinação, sendo a última "sentinela" a encerrar o atendimento específico.
A unidade Jorge Duarte estava passando por reparos para retornar à Atenção Básica, porém, retorna ao atendimento exclusivo de doenças respiratórias. Segundo a SMS, entre os meses de março a maio de 2021, no pico de maior demanda, a unidade chegou a fazer 9.305 atendimentos, com 3.486 atendimentos às síndromes gripais em um único mês.
Já em relação à unidade do Benedito Bentes, que já funcionava como Corujão da Saúde, atendendo das 7h às 21h, passa agora a funcionar o dia todo, com ala específica para atendimento às síndromes gripais.
“Com o aumento das síndromes gripais, agora no início de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu reativar o atendimento exclusivo às síndromes gripais nesta unidade, que já dispõe de estrutura e pessoal preparados para esta demanda”, afirma a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes.
Veja abaixo os endereços das unidades sentinelas:
UBS Aliomar Almeida Lins - R. Bela Vista, nº 2 - Benedito Bentes
UBS Jorge Duarte Quintella - Conjunto Graciliano Ramos, R. Sessenta e Um - Cidade Universitária
Unidade de Saúde Jorge Duarte Quintela Cavalcanti, em Maceió
Carolina Sanches/TV Gazeta
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
OUÇA AO VIVO
-