Mais de 7 mil pessoas em AL ainda não tomaram a 2ª dose da vacina contra a Covid, aponta Ministério da Saúde

Postado em 14 de Abril de 2021 ás 09:48

Data para a 2ª dose é indicada no cartão de vacina no momento em que é aplicada a 1ª dose. Instituto Butantan afirma que eficácia pode aumentar quando o espaçamento entre as doses é de 21 a 28 dias. Vacinação contra a Covid em Alagoas começou no dia 19 de janeiro
Pablício Vieira/Ascom Arapiraca
Mais de 7 mil pessoas em Alagoas ainda não completaram o esquema vacinal contra o coronavírus, segundo dados do Ministério da Saúde publicados na terça-feira (13). São 7.625 pessoas que precisam tomar a segunda dose da CoronaVac no estado e devem procurar os postos de vacinação, mesmo que já tenha passado a data indicada no cartão.
Um estudo do Instituto Butantan, que produz a vacina em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, indica que a eficácia da CoronaVac pode aumentar de 50,7% para 62,3% quando o intervalo entre as doses é de 21 a 28 dias. A indicação inicial era de intervalo mínimo de 14 dias.
No início do mês, Alagoas recebeu mais 59.150 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 26.400 da CoronaVac e 32.750 da Astrazeneca/Oxford. A Secretaria da Saúde espera receber nova remessa de doses nesta quinta-feira (15).
A vacinação em Alagoas começou no dia 19 de janeiro, primeiro com profissionais de saúde da linha de frente e idosos de instituições de longa permanência.
De acordo com dados da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), já foram aplicadas 192.425 doses, sendo 142.319 da primeira e 49.106 da segunda. A taxa de imunização da população maceioense é de 13,88%.
Covid-19: os riscos de não tomar a segunda dose da vacina
O cronograma de vacinação segue em todo o estado. Na capital, estão sendo vacinados os profissionais da saúde com 35 anos ou mais que estão trabalhando em hospitais, clínicas, ambulatórios e laboratórios públicos e privados, além dos autônomos.
Por que são necessárias 2 doses da vacina contra Covid; entenda
Onde se vacinar
O horário de vacinação é das 9h às 16h, nos oito pontos de vacinação da cidade:
Drive-thru do Estacionamento de Jaraguá - de 9h às 16h
Drive-thru da Justiça Federal (na entrada do Conjunto José Tenório)
Shopping Maceió (Mangabeiras)
Shopping Pátio (Cidade Universitária)
Papódromo (Dique Estrada)
Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho)
Praça do Osman Loureiro (Clima Bom)
Praça Padre Cícero, em frente ao Terminal no Benedito Bentes
Segunda dose da vacina contra a Covid começou a ser aplicada em fevereiro
Profissionais de saúde de Maceió começam a receber segunda dose da vacina Coronavac
Veja os vídeos mais recentes do G1 AL
Veja mais notícias da região no G1 AL
OUÇA AO VIVO
-