
Policiais apreenderam dinheiro e materiais eletrônicos em apartamento em que suspeito estava, em Maceió
Divulgação/PC-AL
A Polícia Civil de Alagoas prendeu, na tarde de terça-feira (24), um dos chefes da organização criminosa que realiza o golpe do "falso advogado" contra moradores de Santa Catarina. Os criminosos atuam em vários estados do país. O suspeito de 28 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso em Maceió.
De acordo com a polícia, o suspeito foi encontrado e capturado em um apartamento localizado no bairro da Jatiúca, na capital alagoana. No local, os policiais apreenderam R$ 10.470 em espécie, além de aparelhos eletrônicos, celulares, tablets e uma máquina de contar cédulas.
A operação conjunta realizou prisões preventivas e cumpriu 21 mandados de busca e apreensão nos estados de Alagoas, São Paulo, Ceará e Bahia.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
As investigações apontam que os criminosos usavam a identidade de advogados legítimos para simular a liberação de valores judiciais e induzir as vítimas a transferências bancárias. Com o dinheiro do crime, eles financiavam um padrão de vida de ostentação.
Como se proteger
Especialistas e autoridades reforçam algumas recomendações:
Desconfie de mensagens sobre supostos valores liberados;
Evite tratar questões jurídicas apenas por celular;
Procure seu advogado pelos canais oficiais ou presencialmente;
Nunca baixe aplicativos enviados por links;
Registre boletim de ocorrência, principalmente quando houver prejuízo financeiro.