Alagamentos, carro engolido por cratera, queda de árvore... chuva deixa Maceió em alerta

Postado em 19 de Abril de 2024 ás 13:26

Segundo a Defesa Civil, choveu em 19 dias quase tudo o que era esperado para o mês de abril inteiro. Órgão emitiu alerta para o risco de deslizamento de barreiras. Cratera se abre no asfalto e engole carro estacionado na rua em Maceió
O temporal que atingiu Maceió nesta sexta-feira (19) alagou ruas e avenidas, derrubou árvore e causou outros diversos transtornos na cidade. Na Jatiúca, uma cratera se abriu no asfalto e engoliu um carro que estava estacionado.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
As duas últimas semanas foram de chuva forte na cidade, tanto que já choveu 189 milímetros desde o dia 1º até esta sexta, quase o mesmo volume que era esperado para o mês inteiro, 194 milímetros, de acordo com a Defesa Civil Municipal. Só nas últimas 24 horas foram 84 milímetros.
Por causa da intensidade das chuvas, o órgão emitiu alerta de risco de deslizamento para os moradores que vivem em áreas de encostas. A previsão é de que continue a chover até sábado (19).
Ruas da Jatiúca foram tomadas pela água da chuva
Vivi Leão/g1
Na capital, moradores de diversos bairros gravaram vídeos dos reflexos do temporal (veja na playlist mais abaixo). Um carro que estava estacionado ficou "encharcado" com a água da chuva. As imagens mostram o momento que o motorista abre a porta do veículo e se depara com a água escorrendo.
No centro de Maceió, o nível da água subiu tanto que os carros passavam pela rua com a água acima dos pneus.
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp 📲
Na Rua Cônego Costa, em Bebedouro, era impossível passar qualquer veículo pelas ruas ou até mesmo atravessar a pista a pé. A água da chuva invadiu ruas e calçadas. Na Jatiúca, um carro foi quase engolido pelo asfalto.
Uma moradora gravou um vídeo para mostrar o drama dos moradores do Sítio São Jorge, onde as casas foram alagadas e todos tiveram que passar a noite em vigília. As imagens mostram os cômodos dos imóveis com a água acima dos joelhos e as crianças colocadas em mesas para não se molhar.
🌧️ Alerta de chuva estendido até sábado
O alerta de chuva do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi renovado até o sábado o (20) para todo o estado. O alerta laranja (perigo) prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h.
Além disso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. A recomendações para tempo de chuva é evitar enfrentar o mau tempo e não usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada (199) e o Corpo de Bombeiros (193).
Alertas amarelo e laranja do Inmet
Reprodução/Inmet
Confira mais notícias da região no g1 AL
OUÇA AO VIVO
-