Para frear expansão de facções criminosas, 8 presos são transferidos do Presídio do Agreste de Alagoas

Postado em 22 de Abril de 2024 ás 17:53
Justiça determinou que transferidos cumpram em presídios de Maceió regime disciplinar com suspenção de visitas íntimas e outras limitações. Oito integrantes de facções criminosas são transferidos do Presídio do Agreste de AL
Oito presos que integram facções criminosas foram transferidos nesta segunda-feira (22) do Presídio do Agreste, em Girau do Ponciano, interior de Alagoas, para presídios em Maceió. Segundo a Polícia Penal, a administração do Presídio do Agreste identificou ações para expansão de facções dentro da unidade, como intimidação e ameaça a presos não faccionados, chamados de neutros.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
No Presídio do Agreste, também foi constatado um movimento de subversão da ordem e disciplina por parte de membros do PCC e do Comando Vermelho, o que já teria provocado a ocupação de um novo módulo.
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp 📲
O juiz que determinou a transferência ressaltou que inspeções realizadas mensalmente no sistema prisional alagoano têm identificado um aumento expressivo no número de presos que se declaram integrantes de organizações criminosas.
“Hoje estamos realizando a transferência de oito reeducandos do Presídio do Agreste para a capital para serem incluídos no Regime Diferenciado Disciplinar (RDD). Essa ação foi solicitada pela secretaria e a Justiça determinou esse regime. São presos de facções criminosas que estavam tentando criar instabilidade dentro do sistema prisional”, disse Carlos Voss, policial penal e secretário-executivo de gestão penitenciária da Seris.
Em Maceió, os presos transferidos vão ficar em Regime Diferenciado Disciplinar (RDD), uma de cumprimento da pena no regime fechado, que consiste na permanência do preso em cela individual, com limitações ao direito de visita e do direito de saída da cela.
As penas dos oitos presos transferidos somadas superam 200 anos de condenações por homicídios, tráfico de drogas, associação ao tráfico, roubo, corrupção de menores, ocultação de cadáver e outros crimes.
A operação reuniu quarenta policiais penais, com apoio de grupamentos especializados da Polícia Militar como o Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais), BPRV (Batalhão de Polícia Rodoviária) e o grupamento aéreo.
“É meta da Seris e da Polícia Penal manter a ordem e a disciplina dentro dos presídios. Ação como essa de transferência de integrantes de facções criminosas fortalecem a Segurança Pública de Alagoas”, afirmou o secretário Diogo Teixeira.
Oito integrantes de facções criminosas são transferidos do Presídio do Agreste de AL
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
OUÇA AO VIVO
-