Cidades de Alagoas vão receber vacina contra dengue; veja quais

Postado em 25 de Abril de 2024 ás 17:22

Segundo o Ministério da Saúde, as doses começarão a ser distribuídas na sexta-feira (26). Dose de vacina contra a dengue
Walterson Rosa/MS
Alagoas vai começar a receber a vacina contra a dengue ainda em abril, segundo informou o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (25). As doses começarão a ser distribuídas na sexta-feira (26).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo o Ministério da Saúde, nesta primeira etapa, vão receber o imunizante os 12 municípios da 1ª Região de Saúde. Veja a lista abaixo:
Maceió - 65.327 doses
Rio Largo - 7.670 doses
Marechal Deodoro - 4.710 doses
Coqueiro Seco - 462 doses
Santa Luzia do Norte - 509 doses
Satuba - 1.821 doses
Barra de São Miguel - 603 doses
Pilar - 3.017 doses
Messias - 1.312 doses
Flexeiras - 808 doses
Paripueira - 1.087 doses
Barra de Santo Antônio - 1.368 doses
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) aguarda nota técnica do Ministério da Saúde para definir qual vai ser o público-alvo da vacina.
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp 📲
Segundo o mais recente boletim epidemiológico, divulgado pela Sesau nesta quarta-feira (25), de janeiro até o momento, foram notificados 6.804 casos suspeitos de dengue, sendo que 3.756 foram confirmados.
No mesmo período, foram confirmadas três mortes em decorrência da doença. Os vítimas eram de Atalaia, Viçosa e Porto de Pedras. Existem, ainda, 3 mortes suspeitas, que estão em investigação nos municípios de Teotônio Vilela, Boca da Mata e Barra de Santo Antônio.
LEIA TAMBÉM:
Dengue cresce 114% em Maceió em 2024; veja bairros com mais casos
Qdenga: quanto nova vacina da dengue protege, quem pode tomar e outros 3 pontos-chave
Além de Alagoas, o Ministério da Saúde também anunciou nesta quinta-feira (25) a liberação do envio de doses para cidades do Ceará, Sergipe, Rio Grande do Sul, Piauí e Mato Grosso.
Ampliação da vacinação contra a dengue
Reprodução/Ministério da Saúde
Sobre a vacina
A vacinação contra a dengue, conhecida como Qdenga, foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em janeiro deste ano. Desde então, as doses têm sido distribuídas aos estados de forma gradual, dando prioridade aos centros urbanos grandes com alta taxa de transmissão da dengue.
O imunizante é considerado seguro e eficaz para crianças com mais de quatro anos e para adultos com até 60 anos — não há estudos para avaliar a eficácia e a segurança da vacina fora dessa faixa etária.
Pode receber o imunizante quem já teve dengue e também quem nunca foi infectado. A vacina deve ser administrada em um esquema de duas doses, com intervalo de 3 meses.
Além do SUS, muitas clínicas particulares já comercializam a vacina, com o valor variando entre R$ 300 e R$ 800.
Como saber se você está com dengue e se é grave
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
OUÇA AO VIVO
-