Postado em 15 de Setembro de 2025 ás 09:15

Desfile cívico contará com cerca de 2,2 mil estudantes da rede pública estadual
Ascom/Seduc
Comemorando os 208 anos da Emancipação Política de Alagoas, o bairro histórico do Jaraguá, em Maceió, ganha brilho, cor e programação especial nesta terça-feira (16). Os festejos começam às 15h, na Avenida da Paz. O trânsito da capital terá alterações durante o desfile (confira abaixo).
Esse ano, com o tema "120 Anos de Nise da Silveira: Um Olhar Humanizado de Alagoas para o Mundo", os estudantes da rede estadual formarão 32 pelotões para o desfile, que trará a história e as conquistas da médica alagoana.
As apresentações serão embaladas por bandas fanfarras estaduais e municipais, banda da Polícia Militar e banda filarmônica. O desfile terá concentração a partir das 13h, no Clube Fênix Alagoana. O trajeto tem início no Museu Théo Brandão, passa pelo Memorial da República e se dispersa no Estacionamento de Jaraguá.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp
120 anos de Nise da Silveira
De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), cerca de 2,2 mil estudantes de todo o estado formarão os pelotões do desfile. O tema é uma homenagem à renomada psiquiatra alagoana, cuja trajetória revolucionou a forma de tratar a saúde mental no Brasil e no mundo.
Ainda segundo informações da Seduc, o tema também foi trabalhado nas salas de aula da rede pública estadual e tem como objetivo principal fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade cultural, promovendo a integração entre a comunidade escolar e a sociedade alagoana.
Os estudantes representam as 13 Gerências Especiais de Educação (GEEs), selecionados a partir da conquista no concurso de redação realizado nas respectivas unidades escolares, com a mesma temática do desfile.
Bloqueios no trânsito
Por causa do desfile, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) e o BPTran realizarão bloqueios no entorno da Avenida Industrial Cícero Toledo, no Jaraguá. As intervenções no fluxo serão iniciadas às 12h e seguirão até o término do evento e dispersão do público. Veja abaixo:
Foz do Salgadinho: desvio do fluxo que vem pela Avenida Humberto Mendes em direção ao Centro;
Capitania dos Portos: impedindo acesso de veículos à Avenida da Paz;
Cruzamento da Avenida Comendador Leão com a Barão de Jaraguá: evitando o acesso à Avenida da Paz;
Praça Dois Leões: desvio do trânsito para a Rua Barão de Jaraguá;
Saída do Porto: bloqueando o acesso à Avenida Industrial Cícero Toledo;
Lojas Americanas (Rua Barão de Anadia com Avenida da Paz): impedindo fluxo em direção ao Jaraguá;
Antiga TIM/Posto Shell: desviando o trânsito proveniente do Litoral Sul para a Rua Dona Rosa da Fonseca, em direção à Praça da Faculdade.
A estimativa é que aproximadamente 10 mil pessoas compareçam para celebrar a história, cultura e identidade do povo alagoano.
Feriado da Emancipação Política de Alagoas: veja o que abre e o que fecha
Feriado da Emancipação Política de Alagoas: veja o que abre e o que fecha
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL