Alagoas lidera produção de etanol no Nordeste com mais de 416 milhões de litros

Postado em 05 de Novembro de 2025 ás 16:52

Alagoas lidera a produção de etanol no Nordeste, consolidando a região como polo de bioeconomia e energias renováveis.
Reprodução/Agência Alagoas
Alagoas consolidou sua liderança na produção de etanol no Nordeste, atingindo o volume de 416,4 milhões de litros na safra 2024/2025. O dado foi divulgado na quarta-feira (5) pela Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio), e representa o maior volume entre os nove estados nordestinos.
A produção total da região chegou a 1,9 bilhão de litros, sendo que 21% desse total foram fabricados em Alagoas. O estado está à frente da Paraíba (com 398,2 milhões de litros), da Bahia (354,8 milhões) e de Pernambuco (333,5 milhões).
Do montante produzido em Alagoas, a maior parte é composta por etanol hidratado (combustível vendido diretamente nas bombas), com 252,9 milhões de litros, enquanto o etanol anidro (usado na mistura com a gasolina) somou 163,5 milhões de litros.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Destaque na cana-de-açúcar
Alagoas também ocupa o primeiro lugar no Nordeste na produção da matéria-prima do biocombustível. O estado registrou um volume de 17,6 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2024/2025, superando Pernambuco, segundo colocado, com 13,5 milhões de toneladas.
Nordeste como centro de inovação
Para a NovaBio, a performance do Nordeste – especialmente de estados como Alagoas – indica que a região está se tornando um dos mais importantes centros de inovações tecnológicas em energias renováveis do Brasil.
O presidente-executivo da NovaBio, Renato Cunha, ressaltou que o Nordeste tem expandido suas fronteiras rumo à bioeconomia. Ele afirmou ainda que o tradicional biocombustível [etanol] atua como indutor de inovações destinadas aos segmentos industrial, aéreo e marítimo, como vem ocorrendo com o combustível sustentável de aviação (SAF), o biometano, o biogás, o hidrogênio verde e o e-metanol.
Etanol na frota oficial para reduzir poluição
O Governo de Alagoas instituiu a Política de Prioridade no Abastecimento de Veículos Automotores com Etanol com o objetivo de incentivar o desenvolvimento sustentável e reduzir a poluição atmosférica. A medida, em vigor desde setembro, determina a substituição gradual da gasolina pelo etanol – combustível derivado da cana-de-açúcar – em toda a frota do Poder Executivo Estadual (carros flex ou adaptados).
A iniciativa, justificada pelo governador Paulo Dantas, visa promover a transição energética, reduzir a dependência de combustíveis fósseis e fortalecer a cadeia produtiva local de cana-de-açúcar e etanol.
A Política estabelece percentuais mínimos de abastecimento com etanol sobre o total de combustível consumido pelo Estado anualmente:
Primeiro ano (2025): 5%
2026: 8%
2029: 25%
Ao final do sexto ano: 30%
OUÇA AO VIVO
-