Postado em 09 de Fevereiro de 2026 ás 17:49

Polícia investiga morte de professor do curso de Medicina da Ufal
O professor e pesquisador Carlos Alberto de Carvalho Fraga, de 38 anos, foi encontrado morto dentro de casa, nesta segunda-feira (9) em Arapiraca, Agreste de Alagoas. Ele era docente do curso de Medicina do campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Os institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML) foram acionados para perícia e o recolhimento do corpo. De acordo com as informações do delegado Douglas Rocha, o caso está sendo investigado como morte acidental, já que não existiam sinais de violência.
De acordo com a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Adufal), o professor era mestre em Ciências da Saúde, biólogo e atuava como pesquisador nas áreas de bioinformática, com foco em técnicas como single-cell RNA sequencing (scRNA) e transcriptoma espacial, aplicadas ao estudo de doenças inflamatórias e crônicas.
No ambiente acadêmico, era reconhecido pela dedicação ao ensino e pela atuação junto a colegas e estudantes. Natural de Minas Gerais, o professor tomou posse na Ufal em 2017 como docente do Centro de Ciências Médicas, no campus Arapiraca.
Ao longo da trajetória na instituição, exerceu a função de vice-coordenador do curso de Medicina e integrou equipes de pesquisa voltadas ao desenvolvimento de terapias mais eficazes contra o câncer.
Em 2025, um dos estudos dos quais participou resultou na publicação de artigo na revista internacional Immunity, considerada uma das mais prestigiadas da área de imunologia. O trabalho apresentou achados com potencial impacto no avanço da imunoterapia oncológica e no tratamento de infecções virais persistentes.
Entre 2017 e 2018, Fraga também produziu conteúdos didáticos em seu canal no YouTube, com vídeos sobre Histologia e Embriologia, reforçando o compromisso com a formação acadêmica.
Em reconhecimento à contribuição do docente, a Direção-Geral e a Direção Acadêmica do campus Arapiraca decretaram luto oficial de três dias, sem suspensão das atividades acadêmicas e administrativas.
A Adufal informou que o sepultamento deve ocorrer em Minas Gerais.
Carlos Alberto de Carvalho Fraga, de 38 anos, é encontrado morto dentro de casa em Alagoas.
Redes sociais/Reprodução