Postado em 20 de Janeiro de 2026 ás 17:40

Chuvas deixam famílias ilhadas e lixo acumulado no Vale do Reginaldo, em Maceió
Maceió registrou fortes chuvas na manhã desta terça-feira (20), provocando transtornos para moradores do Vale do Reginaldo, em Maceió. Imagens gravadas por residentes mostram acúmulo de lixo, água suja e mau cheiro nas proximidades das casas, situação que deixou famílias ilhadas e impediu a circulação na região. (Veja o vídeo acima)
Segundo relatos, o volume de resíduos se concentrou principalmente ao longo do canal que corta a comunidade. Sacos de lixo e móveis descartados aparecem nas imagens compartilhadas por moradores, que denunciam a falta de limpeza e o risco de novos alagamentos caso as chuvas se intensifiquem.
“Dá pra sentir o fedor daqui do apartamento de tanto lixo que tem. Tem cadáver de animal, isso se não tiver outras coisas junto”, afirmou um morador em uma das gravações, enquanto mostra o material acumulado próximo às residências.
Outra moradora alertou para o risco de a água subir ainda mais. “Cobriu o canal de lixo. Vai subir para as casas. Ninguém tá vendo o canal, só o lixo. Se der uma chuva forte mesmo, vai bater na casa de todo mundo”, disse.
Canal que corta a região está tomado por resíduos, dificultando o escoamento da água da chuva.
Reprodução
Moradores também relatam que o canal está completamente tomado por lixo, o que agrava o escoamento da água da chuva e aumenta o risco de alagamentos e problemas de saúde pública, como a proliferação de doenças e o contato direto com água contaminada.
Ao g1, a Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió (Seminfra) informou que equipes técnicas estão no Vale do Reginaldo realizando uma avaliação da área para o levantamento de todas as necessidades de intervenção.
Em relação ao acúmulo de lixo, a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Alurb) destacou que o Vale do Reginaldo está recebendo atenção especial para o recolhimento dos resíduos carreados pelas chuvas.