Postado em 28 de Agosto de 2025 ás 09:14

Adolescente é apreendido em Arapiraca em investigação ligada a ameaças contra o influenciador Felca
Reprodução
A Polícia Civil de Alagoas apreendeu, nesta quarta-feira (26), um adolescente de 17 anos na cidade de Arapiraca suspeito de envolvimento em crimes cibernéticos de extrema gravidade, como exploração sexual de menores, promoção de estupro virtual, indução, instigação e auxílio à automutilação, "doxxing", prática de exposição de dados pessoais de vítimas com o intuito de intimidação e coerção, e apologia ao nazismo. Ele teve a internação provisória decretada por ameaça.
O mandado foi expedido pela Justiça de Alagoas e está inserido no inquérito que também investiga ameaças feitas ao youtuber e humorista Felipe Bressanim Pereira, o Felca.
De acordo com as investigações conduzidas pela Polícia Civil paulista, o adolescente fazia parte de um grupo que utilizava redes sociais para lançar “desafios” virtuais, coagindo vítimas a praticarem atos de violência contra si mesmas e até atos de natureza sexual diante das câmeras. Após as práticas, as imagens eram usadas como forma de chantagem e extorsão.
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 AL no WhatsApp
Na operação, as equipes também identificaram no material apreendido imagens de maus-tratos a animais e símbolos de apologia ao nazismo.
“Depois ele extorquia essas pessoas, chantageava, ameaçava expor. Encontramos ainda conteúdos extremamente graves, que incluem crimes de ódio e de violência”, afirmou a delegada Bárbara Porto, da Diretoria de Inteligência Policial de Alagoas.
A apreensão ocorre dois dias após a prisão de Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 22 anos, em Olinda (PE). Ele é apontado como um dos líderes do grupo criminoso e, segundo a polícia, obtinha lucro com a venda de vídeos e fotos a partir do chamado “estupro virtual”.
A ação em Arapiraca foi conduzida pelas polícias civis de São Paulo e Alagoas para desarticular a rede criminosa, revelada após o influenciador Felca denunciar em vídeo a forma como o algoritmo das plataformas digitais tem favorecido conteúdos que expõem crianças.
O adolescente apreendido permanece sob custódia da Polícia Civil de Alagoas, à disposição da Justiça.
Internação provisória
A Justiça de Alagoas decretou, também na quarta-feira (27), a internação provisória do adolescente após ele ameaçar de morte a psicóloga que concedeu entrevista ao influenciador Felca. A decisão é da 1ª Vara Cível da Comarca e a internação deve permanecer, por no máximo, 45 dias.
Após a entrevista, a psicóloga recebeu um e-mail com as ameaças. No texto, o adolescente teria escrito "Você mexeu em um ninho de abelhas".
"A medida de internação provisória mostra-se adequada e proporcional para resguardar o bom andamento das investigações e evitar o cometimento de novos atos infracionais", reforçou o juiz Anderson Passo.
Monetização, exploração de menores e pedofilia: entenda denúncias feitas por Felca
Monetização, exploração de menores e pedofilia: entenda denúncias feitas por Felca
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL