Alagoas tem mais de 340 mil endereços sem número e mais de 150 mil ruas e vias sem nome

Postado em 14 de Junho de 2024 ás 14:24

Em Maceió, o número de endereço sem número chega a quase 60 mil. Dados foram divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (14). Veja os nomes mais comuns! Muitos bairros da capital não têm sequer nome
Indiara Bessa/G1
Alagoas possui 342.270 mil de endereços sem número, segundo os dados do Censo de 2022 divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (14). O estado tem ainda 154.851 ruas e avenidas sem nome, o que dificulta a vida dos moradores (veja abaixo os nomes mais comuns de ruas e avenidas no Estado).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Em Maceió, que possui 455.935 endereços oficiais no Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), 33.466 ruas, estradas, travessas e rodovias sequer tem nome. A capital concentra também a maior quantidade de endereços sem número do estado: são 58.047.
Endereços em Alagoas
Endereços em Maceió
Para Gustavo Cayres, analista do CNEFE, a pessoa que mora em uma via sem nome enfrenta uma série de dificuldades, como não conseguir apresentar seu endereço para receber encomendas ou em uma entrevista de emprego.
"Estamos falando de uma provável informalidade, mas isso se relaciona bastante com o poder público municipal que é quem atribui o nome das ruas, os números dos domicílios. Isso acontece em área urbanas em que há ocupação recente e informal", afirma. "A pessoa chamar o Samu para o lugar onde mora se torna mais difícil", exemplifica.
Nomes mais comuns
Maioria das ruas em Alagoas têm nomes iguais
IBGE
Das ruas, estradas e travessas que têm nome em Alagoas, algumas delas registram termos recorrentes como 'Santo Antônio', 'Principal' e 'São José'. Esses nomes também são os mais comuns em outros estados brasileiros.
São José - 9.259
Principal - 8.127
Santo Antônio - 7.471
Padre Cícero - 6.887
Boa Vista - 6.582
Ao todo, o Brasil possui 111 milhões de endereços únicos espalhados pelos 5.570 municípios – a atribuição de endereços é função das cidades, por meio do poder municipal (prefeituras).
Participe do canal do g1 AL no WhatsApp 📲
Segundo o IBGE, no país, são 224,3 milhões de endereços sem número. Brasília, por exemplo, é a cidade com a maior quantidade absoluta de endereços sem numeração (1,2 milhão).
Veja os vídeos mais recentes do g1 AL
.
Confira outras notícias da região no g1 AL
OUÇA AO VIVO
-