Postado em 05 de Novembro de 2025 ás 18:55

Agentes do Procon Maceió durante operação de fiscalização em estabelecimentos financeiros.
Reprodução/Procon Maceió
O Procon Maceió autuou quatro estabelecimentos financeiros na quarta-feira (5) durante uma operação de fiscalização focada em correspondentes bancários e lojas que oferecem serviços financeiros na capital. O objetivo da ação é garantir que as empresas cumpram as normas de transparência e proteção ao consumidor.
No primeiro dia de operação, que fiscalizou 26 locais, as quatro autuações foram lavradas por graves irregularidades, incluindo:
Ausência do número oficial do Procon para atendimento e denúncias;
Falta de informações claras sobre os bancos e instituições financeiras representadas;
Omissão de dados referentes aos produtos financeiros (como empréstimos e renegociações de crédito) comercializados.
Além de verificar a transparência, o Procon também solicitou cópias integrais dos contratos utilizados nos serviços. O objetivo é analisar detalhadamente se existem cláusulas abusivas ou outras práticas que possam violar o Código de Defesa do Consumidor.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
As empresas autuadas têm o prazo de até 20 dias para apresentar esclarecimentos e entregar toda a documentação solicitada, sob pena de sanções adicionais.
A operação de fiscalização continuará nos próximos dias, integrando as ações contínuas do Procon Maceió para coibir práticas abusivas e garantir segurança nas relações financeiras, especialmente devido ao aumento na procura por crédito e empréstimos.
Canais de denúncia
Para denúncias ou dúvidas, os consumidores podem entrar em contato com o Procon Maceió pelos canais oficiais de atendimento:
WhatsApp: (82) 98882-8326
Telefone: 0800 082 4567